CLÁSSICO

Atlético x Cruzeiro: PM veta 'caixas de som com cânticos provocativos' no clássico

Torcida do Cruzeiro terá direito a 10% da carga de ingressos

postado em 27/06/2017 18:07 / atualizado em 27/06/2017 18:39

Guilherme Macedo/Superesportes

Nada de polêmica sobre carga de ingressos ou veto a rivais. Na reunião do clássico de domingo, às 16h, entre Atlético e Cruzeiro, no Independência, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, a discussão girou em torno das caixas de som voltadas para os cruzeirenses, com cânticos provocativos, na decisão do último Estadual.

No segundo jogo da decisão do Mineiro, realizado no Independência, em 7 de maio, caixas de som direcionadas para os torcedores do Cruzeiro emitiram músicas provocativas, principalmente quando os visitantes cantavam alto nas arquibancadas do Horto.

No encontro desta terça, na sede da Federação Mineira, que definiu as providências do duelo válido pelo Brasileirão, a PM vetou a utilização das caixas de som no Independência com esse fim. Segundo o major Calixto, a intenção é evitar ‘ânimos mais exaltados’.

"Isso infelizmente aconteceu no Campeonato Mineiro, foi uma observação da Polícia Militar in loco. Solicitamos duas medidas para o clube: uma que a colocação de cânticos provocativos no estádio de uma torcida para outra torcida pode verificar crime previsto no Estatuto do Torcedor. A segunda recomendação é para que os clubes não coloquem caixas de som voltadas para a torcida de menor número com objetivo de abafar o barulho dessa torcida", disse o militar.

A proibição gerou irritação no diretor de administração e controle do Atlético, Lucas Couto. Ele negou que a provocação na final do Mineiro tenha ocorrido a mando da diretoria do clube. “Quero que provem que colocamos cânticos provocativos". O representante da PM rebateu: “O Atlético é que tem que provar que não houve os cânticos”, disse o major Calixto.

A discussão terminou quando Marcelo Machado, representante do jurídico do Atlético, solicitou que o telão do Mineirão também não exiba vídeos provocativos à torcida do Galo no duelo do segundo turno do Campeonato Brasileiro. Em clássicos anteriores realizados no Mineirão, com mando do Cruzeiro, o clube exibiu, por exemplo, os gols da vitória por 6 a 1 sobre o rival pela última rodada do Brasileirão de 2011. "Pedimos, então, que façam o mesmo no Mineirão. Lá eles passam vídeos que provocam a torcida do Atlético", disse.

Entre os clubes, outra discussão foi sobre a cessão de camarotes no Independência. O Cruzeiro considerou que o espaço disponibilizado para a diretoria na final do Mineiro foi pequeno e inseguro, próximo de torcedores do Atlético. A direção alvinegra rebateu alegando que, no Mineirão, as condições oferecidas pelo Cruzeiro também são ruins.

Ao longo da reunião, os representantes do Atlético prometeram oferecer melhores instalações à diretoria do Cruzeiro no Independência e pediu a mesma atenção, no Mineirão, na partida do returno pelo Campeonato Brasileiro.

Ingressos

A carga total de ingressos no Independência será de 22.261, sendo 1.800 destinados à torcida do Cruzeiro. Foi permitida pela PM a entrada de bandeiras sem mastro e instrumentos nos setores inferiores. No anel superior, o veto foi mantido na reunião.

Um acordo entre as diretorias definiu que a carga do clube visitante será adquirida de forma consignada. Logo, os bilhetes não comercializados pelo Cruzeiro serão simplesmente devolvidos ao mandante. Anteriormente, a cota destinada ao rival era comprada previamente. No returno, a diretoria celeste concederá o mesmo direito ao Atlético.

A venda de ingressos para a torcida do Cruzeiro ocorrerá na sexta, das 10h às 17h, e no sábado, das 10h às 16h, no ginásio do bairro Barro Preto, em Belo Horizonte. Não haverá comercialização de bilhetes para os cruzeirenses no domingo, dia do clássico. Os preços serão R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia).

O Atlético inicia a venda para sócios nesta quarta. O público em geral poderá adquirir os ingressos nas bilheterias a partir de sexta-feira, das 10h às 17h, na bilheteria Ismênia, do Independência, no postinho Alaska, no clube Labareda, e nas lojas do Galo no bairro Betânia, Savassi e na cidade de Betim. (veja detalhes aqui)

No domingo, os portões do Independência serão abertos às 14h.

Transporte e acesso dos cruzeirenses

O serviço especial destinado à torcida do Cruzeiro será feito por 10 (dez) ônibus, que sairão da rua Rio Grande do Sul, esquina do Rua dos Tupis, às 13h.

”A recomendação para o torcedor do Cruzeiro, que vai ser escoltado, é que o local de saída vai ser a sede da torcida Máfia Azul, na Rua Tupis, no Centro. A gente pede que os torcedores se concentrem lá. A partir das 13h, a Polícia Militar vai providenciar escolta até o interior do estádio. Para os torcedores avulsos, existem recomendações importantes. A primeira delas é que evite utilizar a camisa do clube, já que o estádio estará lotado de torcedores do clube mandante, que é o Atlético. A segunda é que acessem o estádio pela Rua Ismênia Tunes e Córrego da Mata. A torcida vai acessar o portão 8 do estádio”, disse o major Calixto.

Não haverá transporte específico para os torcedores do Atlético.

Crianças no gramado

Para esse jogo, foi liberada a entrada de 44 crianças com o time do Cruzeiro no gramado. O mesmo número será autorizado ao Atlético, no Mineirão, na partida do returno. Por determinação da CBF, a presença do mascote do visitante foi vetada no clássico. Nesse quesito, também haverá reciprocidade na partida no Gigante da Pampulha.

O QUE DISSERAM OS REPRESENTANTES DOS CLUBES?

Benecy Queiroz, do Cruzeiro

Reunião
A reunião foi sossegada. As equipes tiveram seus pleitos atendidos e, com isso, espero que a gente possa fazer um bom clássico e as torcidas de Atlético e Cruzeiro compareçam porque haverá segurança.

Caixas de som
Esse é um pleito que fizemos juntamente com a Polícia Militar e fomos atendidos. A gente entende que as caixas de som instaladas pelo Atlético podem e devem ser instaladas, mas voltadas para a torcida deles. Não para a do Cruzeiro, buscando abafar nossos cânticos.

Ingressos consignados
É uma atitude sábia das duas diretorias, em que há uma consignação e há um acordo para os dois jogos. A gente espera que, com isso, a gente consiga vender nossos ingressos tranqüilamente no nosso setor de vendas. E a torcida tenha certeza que terá toda segurança.

Camarotes
O problema do camarote é de estrutura do Independência. O camarote foi alocado no último jogo não atendeu ao Cruzeiro. É muito pequeno, não cabe nossa diretoria. Segundo que, por questão de logística de quem administra o estádio, vende o camarote ao lado e, infelizmente, vendeu para torcedores. Tivemos constrangimento, houve tensão. Solicitamos que, neste jogo, o camarote que ficará ao lado não será negociado. É uma atitude que evita polemicas. E vamos adotar isso no Mineirão.

Lucas Couto, do Atlético

Reunião
Cada vez mais o futebol mineiro mostrando seus valores. Vai ser um clássico bonito, como foi na final do Mineiro. Que ganhe o melhor e com certeza o Atlético vai ganhar.

A diretoria do Cruzeiro colocou para gente que o que puderem fazer, eles vão fazer, sem problema algum. Com certeza vamos ter um bonito espetáculo.

Caixas de som
Quando você vê uma final de Liga dos Campeões, onde tem um grande show, tem música, tem um espetáculo do futebol... Foi isso que o Atlético tentou fazer, também. Não estamos criando nada, estamos fazendo como quem é de primeiro mundo já faz.

A recomendação da Polícia Militar é que não se coloque música provocativa, que é o que não houve. Vamos estudar o que fazer nesse jogo, primeiro nós temos a Copa do Brasil na quinta-feira, contra o Botafogo. Segunda-feira nós temos que pensar também na Libertadores, onde o Atlético joga na quinta-feira. Estamos organizados todos esses jogos, temos três jogos importantes num curto espaço de tempo.

Tags: cruzeiroec cruzeiro atlético atleticomg interiormg seriea brasileiro