COPA CENTENÁRIO

Atlético, Cruzeiro, América, Milan, Benfica: Copa Centenário completa 20 anos

Torneio amistoso trouxe grandes craques aos gramados de Belo Horizonte

postado em 09/08/2017 10:41 / atualizado em 09/08/2017 13:35


Difícil imaginar um torneio que reúna Benfica, Milan, Cruzeiro, Atlético e América nos dias de hoje. Entretanto, há 20 anos, por incrível que pareça, isso ocorreu. Forças da Europa foram contratadas para disputar uma competição amistosa, que celebrou os 100 anos de Belo Horizonte.

Nesta quarta-feira, dia 9 de agosto, o Atlético celebra duas décadas do título da Copa Centenário. O Galo bateu o Cruzeiro na decisão (2 a 1), com gols de Leandro Tavares e Valdir; Odair descontou para a Raposa, que jogou com time reserva porque decidiria a Copa Libertadores de 1997 dias depois.

O torneio foi disputado em dois grupos, com quatro clubes cada. A chave A tinha Atlético, América, Milan e Corinthians. Já o grupo B contava com Cruzeiro, Flamengo, Olimpia e Benfica.

A Raposa ganhou todos os jogos da primeira fase: 4 x 1 Benfica, 1 x 0 Olimpia e 2 x 1 Flamengo. Na outra chave, apenas um jogo não terminou empatado, a vitória do Galo sobre o Corinthians, por 4 a 2. O Atlético ficou na liderança, com 5 pontos.

Vale registrar que América e Milan empataram em 1 a 1, gols de Celso e George Weah. O atacante liberiano, aliás, era a grande estrela do torneio. Weah foi eleito o melhor jogador do mundo em 1995 e, naquela época, era visto como um dos principais nomes do futebol mundial, ao lado de Romário, Klinsmann, Baggio, Stoichkov, Bastituta e Zamorano.

Atlético e Cruzeiro, os líderes das chaves, fizeram a decisão. O público não comprou a ideia do torneio, que teve arquibancadas vazias. A final levou a campo apenas 39.095 torcedores. A título de comparação, no mesmo ano, a Raposa colocou 132.834 pessoas no Gigante da Pampulha, na decisão do Estadual contra o Villa Nova.

Nem o Milan, uma seleção com grandes jogadores, atraiu tanto público. O jogo contra o Galo, por exemplo, levou apenas 30.768 fãs de futebol ao estádio.

Atlético 2 x 1 Cruzeiro


Atlético:
  Paulo César; Dedimar, Sandro Blum, Luís Eduardo e Dedê; Doriva, Bruno (Neguete), Jorginho (Gutemberg) e Leandro Tavares; Valdir (Hernani) e Marques.
Técnico: Emerson Leão

Cruzeiro: Rodrigo Posso; Ricardo, João Carlos, Odair e Gustavo (Tico); Reginaldo, Marcos Paulo (Donizete Amorim), Cleisson e Geovanni; Roberto Gaúcho (Da Silva) e Fábio Junior.
Técnico: Wantuil Rodrigues

Tags: copa centenário" atleticomg americamg cruzeiroec bh milan benfica