Rio 2016
  • Oferecimento:

OLIMPÍADA

Chinês medalhista de ouro na marcha atlética chama a atenção em treino em Juiz de Fora

Chen Ding, de 23 anos, está em Minas na reta final de preparação para os Jogos Olímpicos

postado em 27/07/2016 11:00 / atualizado em 27/07/2016 08:45

EM DA PRESS
Juiz de Fora – Dos atletas das oito delegações que terão Juiz de Fora como base na reta final de preparação para os Jogos Olímpicos Rio'2016, a maior atração é, sem dúvida alguma, um chinês: o campeão e recordista olímpico da marcha atlética, na distância de 20 quilômetros, Chen Ding, de 23 anos – completará 24 anos no dia da abertura da Olimpíada, 5 de agosto. E embora o seu esporte não seja nada popular no Brasil, desperta a curiosidade e a atenção de muita gente, inclusive do pequeno Vinícius Souza Barbosa, de 9 anos, que foi ontem ao câmpus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) só para conhecer o esporte e o maior atleta do mundo na modalidade.

Vinícius estava acompanhado da mãe, Elaine Souza Barbosa Meneghelli, de 53, e dos irmãos Marcela Barbosa, de 16, e Victor Barbosa Meneghelli, de 12. Elaine aproveitou a oportunidade dada pela entidade estudantil, que disponibiliza mil ingressos diários a quem quer assistir aos treinos, bastando entrar no site www.ufjf.br/ufjf2016 e se cadastrar.

Vinícius subiu a rampa de acesso junto com a mãe e os irmãos, quando avistou a pista de atletismo, de piso semelhante à do Estádio Olímpico de Londres, e ficou fascinado quando viu o chinês andando rápido, de maneira meio estranha a seus olhos e entendimento. Mas logo se animou. Aproximou-se da tela que separa a pista do público e disse para a mãe que quer ser um esportista assim. Elaine questionou: “Mas você não quer jogar futebol?”. E ele disparou: “Quero é fazer um esporte. Posso jogar futebol e correr assim também”.

E lá foi a família de Vinícius rumo à arquibancada, que já recebia um bom público, para assistir ao demorado treino de Chen Ding. Começou o alongamento às 14h45. Foi para a pista e começou a dar voltas, as primeiras mais lentas, para depois ir apertando a passada. Eram 16h45 quando ele começou a diminuir o ritmo e depois parar, duas horas depois do início do treino.

Ele chegou à cidade no sábado, mas pela primeira vez treinou forte. Nos dias anteriores, apenas um treino em marcha lenta, por 40 minutos apenas, para desintoxicar. Segundo o atleta, “esse treinamento aqui será muito importante para que consiga o bicampeonato olímpico. Vim para essa Olimpíada pensando em representar meu país, brigar por uma conquista para a China. A escolha de Juiz de Fora foi importante até nisso, para estimular pessoalmente”. O recordista mundial prevê equilíbrio na prova dos 20 quilômetros e acredita que seu recorde irá cair.