Rio 2016
  • Oferecimento:

VÔLEI

Atual campeão olímpico em quadra, vôlei masculino da Rússia poderá jogar o Rio 2016

FIVB fez questão de enfatizar que os nomes foram liberados após uma reanalise

postado em 27/07/2016 10:52 / atualizado em 27/07/2016 10:57

Alberto Pizzoli/AFP
As equipes de vôlei da Rússia foram liberadas pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) para participarem dos Jogos Olímpicos do Rio em agosto. O anúncio da permissão foi dado pela entidade nesta quarta-feira.

Medalhistas de ouro em Londres 2012 vencendo o Brasil na final, a seleção masculina poderá defender seu título em solo brasileiro. Ao todo, entre vôlei de quadra e de praia, 30 atletas fazem parte do elenco russo liberado pela FIVB.

A entidade máxima do vôlei fez questão de enfatizar que os nomes foram liberados após uma reanalise da elegibilidade de cada atleta inscrito pela Federação Russa de Voleibol. Todos os 30 russos testaram negativo para o exame antidoping.

Nas décadas de 1960 e 1980, a União Soviética dominou o cenário olímpico do vôlei, tanto no masculino quanto no feminino, levando seis ouros (três no masculino e três no feminino), três pratas (duas no feminino e uma no masculino) e um bronze (masculino) nas seis olimpíadas disputadas entre Tóquio 1964 e Los Angeles 1984.

Outro órgão internacional que já divulgou a liberação dos atletas russos foi a Federação de Triathlon. Seis esportistas russos da modalidade testaram negativo no antidoping e poderão participar no Rio 2016.