Velocidade

FÓRMULA 1

Segundo colocado, Alonso fica 'muito orgulhoso' após tática de risco

Espanhol chega como 'surpresa' em meio à temporada difícil pela Ferrari

postado em 27/07/2014 14:15

Gazeta Press

REUTERS/Laszlo Balogh

A segunda colocação no pódio do Grande Prêmio da Hungria foi conquistada por Fernando Alonso graças a uma tática arriscada. O espanhol abdicou de um pit stop e se manteve na pista mesmo com pneus desgastados, perdendo a liderança a duas voltas do fim.

"Uma combinação de circunstâncias fez com que a corrida fosse difícil de gerir. Aproveitamos nossas oportunidades e nos arriscamos o suficiente para chegar ao pódio", disse o arrojado bicampeão mundial (2005 e 2006).

Alonso herdou a dianteira com a entrada do safety car na pista pela segunda vez na corrida e abriu diferença confortável para o inglês Lewis Hamilton (que fazia uma prova de recuperação após largar dos boxes) antes de parar pela última vez. Na medida em que os demais foram parando novamente, o espanhol voltou à ponta.

Mesmo com pneus bastante desgastados, o que quase o fez perder o controle do carro, ele suportou bem a pressão da Mercedes de Hamilton. Mas Ricciardo, com pneus novos e bem mais rápido, ultrapassou tanto o inglês quanto Alonso, levando sua Red Bull à vitória.

"Estou muito satisfeito", avaliou Alonso. "Tem sido uma temporada muito difícil, foi uma corrida difícil. Esse pódio chega como uma surpresa. Nós arriscamos, sempre buscando a vitória, o que me deixa muito orgulhoso da equipe e do trabalho que fizeram".

Melhor desempenho até aqui no ano, a segunda colocação em Hungaroring levou Alonso a 115 pontos na classificação. A Fórmula 1 agora tem uma pausa, e a próxima etapa do calendário será somente em 24 de agosto, no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica.