Velocidade

FÓRMULA 1

Desempenho de Daniel Ricciardo pode ter motivado saída de Sebastian Vettel da Red Bull

Australiano teve desempenho superior ao alemão na última temporada da Fórmula 1

postado em 19/12/2014 10:50 / atualizado em 19/12/2014 11:00

Gazeta Press

AFP PHOTO / TOM GANDOLFINI

O bom desempenho de Daniel Ricciardo, dupla de Sebastian Vettel na Red Bull em 2014, “muito provavelmente” influenciou a ida do piloto alemão para a Ferrari. Pelo menos é essa a opinião de Christian Horner, chefe da equipe austríaca.

Enquanto o tetracampeão não conquistou nenhuma vitória na última temporada e passou longe da disputa do título, fechando o ano em quinto lugar com 167 pontos e quatro pódios, o australiano foi promovido a titular no lugar de Mark Webber e conquistou três triunfos: Grande Prêmio do Canadá, da Hungria e da Bélgica, fechando o mundial na terceira posição, atrás apenas de Lewis Hamilton e Nico Rosberg, da Mercedes. Horner exemplificou a frustração de Vettel citando o GP da Itália, quando Ricciardo fez uma bela ultrapassagem em cima do alemão.

"Ele saiu daquela corrida bastante frustrado. Foi em um momento que, após as férias, e conhecendo Sebastian, eu pude ver que ele estava bastante distraído e era óbvio que alguma coisa estava errada em sua cabeça", afirmou o chefe em entrevista à BBC. “Acho também que a Ferrari estava jogando pesado nas negociações e, entre as corridas de Spa e Monza, ele tomou a decisão de fazer algo diferente no próximo ano", acrescentou.

O comandante britânico explicou que Vettel não se adaptou às mudanças no regulamento que entraram em vigor nesta temporada, como a introdução dos motores V6 turbo e restrições de combustível.

“Ele simplesmente não gostou de ver no que a F1 se transformou e foi bastante crítico. Não gostava dos motores, do som e da forma como o carro se comportava. Ele ficou bastante irritado no início, mas quando viu que não poderia mudar, tratou de colocar a cabeça no lugar e trabalhou duro, como sempre faz. Seb, entretanto, ficou muito frustrado com o carro, que simplesmente não se comportava como ele queria e, claro, isso tudo ainda aliado ao fato de que seu companheiro de equipe estava vencendo corridas e andando em um nível muito alto", explicou.

Por fim, Horner disse não ter se surpreendido com a opção de Vettel pela escuderia italiana, decisão tomada em setembro, antes do GP de Cingapura.

"No momento em que ele chegou a Cingapura, pude ver que era uma pessoa diferente. Ele estava mais relaxado, mas tinha ainda de lidar com as especulações sobre a saída de Fernando [Alonso]. Portanto, não realmente uma grande surpresa no fim", encerrou.

Tags: Red Bull fórmula 1 ricciardo vettel f1