Velocidade

AUTOMOBILISMO

Contando com colaboração de Bruno Senna, Nelsinho Piquet se sagra campeão da Fórmula E

Ele disputava o título com Buemi e Di Grassi em Londres. Piloto largou na 16ª posição

postado em 28/06/2015 14:22 / atualizado em 28/06/2015 14:28

Ian Kington
A primeira temporada da Fórmula E foi encerrada na tarde deste domingo. Com preciosa colaboração do compatriota Bruno Senna, o brasileiro Nelsinho Piquet terminou a etapa de Londres do campeonato na sétima colocação e conquistou o inédito título por apenas um ponto.

Nelsinho encerrou o campeonato com 144 pontos ganhos, um a mais que Buemi. Di Grassi, 133 pontos, terminou em terceiro. A última corrida foi vencida pelo francês Stephane Sarrazin, seguido pelo britânico Sam Bird e pelo belga Jerome D'Ambrosio.

Nelsinho disputava o título com Buemi e Di Grassi em Londres. Prejudicado pelas condições climáticas durante o treino classificatório, o então líder do campeonato, principal favorito ao título, conseguiu apenas a 16ª posição do grid de largada.

Na corrida, no entanto, Nelsinho teve mais sorte e contou com a colaboração de um brasileiro. A quarta colocação seria suficiente para Buemi conquistar o título, mas Bruno Senna defendeu a posição com sucesso e ajudou o compatriota a faturar o campeonato.
Stephane Sarrazin, ganhador da prova, acabou desclassificado posteriormente. A decisão, porém, não influenciou na briga pelo título, ironicamente conquistado por um Piquet com a ajuda de um Senna – Nelson e Ayrton, tricampeões na Fórmula 1, eram desafetos.

Com passagem polêmica pela Fórmula 1, Nelsinho, envolvido no escândalo de manipulação de resultado do Grande Prêmio de Cingapura 2008, quebra um longo jejum com o título deste domingo, já que não ganhava um campeonato desde a Fórmula 3 Inglesa 2004.

Com carros movidos a eletricidade, a Fórmula E teve sua primeira temporada em 2014-2015. No total, foram 11 etapas em nove países. A categoria conta com a chancela da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para desenvolver veículos a bateria.

Tags: formulae campeao piquet senna automobilismo