Velocidade

MOTOGP

Rossi abandona, Lorenzo ultrapassa Márquez na linha de chegada e vence na Itália

Motociclista italiano não conseguiu vencer em casa após largar na pole position

postado em 22/05/2016 11:47

GIUSEPPE CACACE/AFP
A manhã de domingo foi de decepção para os 100 mil fãs italianos que compareceram ao Autódromo de Mugello, mas de emoção e intensidade para os torcedores espanhóis. No Grande Prêmio da Itália da MotoGP, Jorge Lorenzo voltou a reinar, conquistando sua segunda vitória consecutiva na temporada.

O atual campeão deu um gostinho do que seria a corrida logo na largada. Ultrapassando o favorito Valentino Rossi, que era ovacionado pelo público com gritos e fumaça amarela, Lorenzo pulou da quinta para a ponta, que só viria a ser perdida na última volta da prova.

Na volta oito, o circuito ficou em silêncio. Rossi sofreu um problema no motor de sua moto, tentou prosseguir a corrida após cair para a nona colocação, mas não conseguiu. Il Dottore saiu desolado da pista, inconformado com o abandono forçado. O piloto da Yamaha segue sem vencer em casa desde 2008.

Assim, o caminho ficou livre para Lorenzo se afirmar e aumentar a distância na ponta para vencer. Porém, Marc Márquez não deu sossego ao compatriota. O piloto mais jovem a vencer o Mundial de MotoGP correu atrás dos segundos perdidos e encostou no líder, ameaçando roubar a primeira posição em diversas oportunidades.

Mas foi na última volta que o público presenciou uma descarga grandiosa de adrenalina. Márquez, que já vinha fazendo um tempo quase idêntico ao de Lorenzo, assumiu a ponta. Quando a corrida parecia terminar com a tonalidade laranja da Honda, na última reta para atravessar a bandeira quadriculada, Lorenzo pegou o vácuo deixado por Márquez, e com 19 milésimos de segundo, passou na frente, destronando o jovem de 23 anos.

“O ritmo não estava muito rápido e não pude escapar como eu gostaria. Marc estava muito forte nesta corrida, realmente pensei que ele iria vencer quando me passou, cheguei a pensar em terminar em segundo e pegar os pontos. Foi uma vitória inesperada”, declarou Lorenzo, que finalizou a corrida com 41min36s535.

Além da emocionante briga pela ponta, o terceiro lugar também foi definido na última volta. Dani Pedrosa, que largou em sétimo, chegou a roubar a posição de Andrea Iannone. Com 0s168, o piloto da Ducati não deixou que o espanhol subisse ao pódio, e trouxe um alento a torcida italiana, decepcionada com o abandono de Rossi.

Lorenzo segue liderando o campeonato com 115 pontos, dez à frente de Márquez, que tem 105. Rossi segue em terceiro, com 78 pontos. Pedrosa chega na quarta colocação, com 66 pontos, e Viñales, que não fez uma boa corrida, é o quinto, com 59.

A próxima etapa da MotoGP será no dia 5 de junho. As provas serão no Circuito de Barcelona, no Grande Prêmio da Catalunha. Desta vez, a corrida será na casa do catalão Márquez, que depois de ser vaiado na Itália, poderá ter a chance de ser ovacionado. Em 2015, o vencedor da prova foi Lorenzo, com 42min53s208. O Formiga Atômica derrapou e abandonou, a três voltas do final.

Confira os dez primeiros colocados do Grande Prêmio da Itália, neste domingo:

1: Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) – 41m36s535s
2: Marc Márquez (ESP/Honda) – 0s019
3: Andrea Iannone (ITA/Ducati) – +4s742
4: Dani Pedrosa (ESP/Honda – +4s910
5: Andrea Dovizioso (ITA/Ducati) – +6s256
6: Maverick Viñales (ESP/Suzuki) – +8s670
7: Bradley Smith (ING/Tech3 Yamaha) – +13s340
8: Danilo Petrucci (ITA/Pramac Ducati) – +14s598
9: Aleix Espargaró (ESP/Suzuki) – 18s643
10: Michele Pirro (ITA/Ducati) – +22s298

Tags: rossi marquez lorenzo motogp