Velocidade

FÓRMULA 1

Sebastian Vettel afirma que Ferrari deveria ter terminado em segundo lugar na Fórmula 1

Depois de começar melhor a temporada, a Ferrari foi ultrapassada pela Red Bull

postado em 08/12/2016 11:08 / atualizado em 08/12/2016 11:12

MANAN VATSYAYANA/AFP
Desde que conquistou seu tetracampeonato em 2013, o alemão Sebastian Vettel não conseguiu mais se colocar na briga pelo título da Fórmula 1. Em seu segundo ano com a Ferrri, o piloto de 29 anos lamentou os erros desta temporada e afirmou que, com o carro que tinham, a escuderia italiana deveria ter terminado na segunda colocação, à frente da Red Bull.

“Este ano foi só de altos e baixos. Não foi tão bom quanto esperávamos e poderia ter sido muito melhor. Em questão de pontos, não conseguimos marcar muitos no começo”, afirmou Vettel ao site Autosport.

Depois de começar melhor a temporada, a Ferrari foi ultrapassada pela Red Bull e não conseguiu reagir. Foram oito pódios dos austríacos nas últimas nove corridas – sendo uma vitória com Daniel Ricciardo – enquanto os italianos ficaram entre os três apenas duas vezes.

“No final estivemos em uma batalha muito próximo com a Red Bull, mas tínhamos um conjunto melhor e deveríamos ter ficado em segundo. A maior decepção foi não termos conseguido desafiar a Mercedes”, acrescentou o alemão.

Ao final do campeonato, a equipe ficou 70 pontos atrás da Red Bull. Ricciardo terminou o ano na terceira colocação de pilotos, 44 pontos à frente de Vettel, enquanto Verstappen foi o quinto, com 18 de vantagem para Raikkonen (os austríacos também contam com 8 pontos de Daniil Kvyat, substituído por Verstappen na quinta corrida).

Companheiro de equipe de Vettel, o finlandês Kimi Raikkonen acredita que a Ferrari entendeu seus erros desta temporada e que isso ajudará a equipe a entrar melhor preparada em 2017. “Precisamos de mais aderência, mais potência para ir mais rápido. Isso parece simples, mas infelizmente não é”, afirmou o campeão mundial em 2007.

“Entendemos algumas coisas e temos um pessoal incrível para trabalhar no time, então acredito que iremos consertar esses erros para o próximo ano”, completou Raikkonen. Acumulando fracassos, a Ferrari não conquista o título mundial construtoras desde 2008, quando Felipe Massa perdeu o título de pilotos para Lewis Hamilton, da McLaren, na última corrida do ano.