Velocidade

FÓRMULA VEE

Fittipaldi, dia de piloto e novos campeões: FVee recoloca MG na rota do automobilismo

Categoria é considerada 'escolinha' para pilotos que almejam a F1 e a Indy

postado em 20/02/2017 18:42 / atualizado em 20/02/2017 20:09

Divulgação/Fórmula Vee
Em meio à ‘crise’ do automobilismo brasileiro, um dos grandes nomes do país na história do esporte tenta formar novos campeões. Wilsinho Fittipaldi, irmão de Emerson e ex-piloto, é um dos instrutores da Fórmula Vee. A categoria, que é uma espécie de “escolinha” para a F1 e a Indy, chega pela primeira vez a Minas Gerais entre os dias 3 e 5 de março.

O Circuito dos Cristais, em Curvelo (a 148 km de Belo Horizonte), será palco do evento - que é parte da Copa Centro-Oeste-Minas da categoria. Além dos dias de prova, a cidade também receberá curso de pilotagem. A organização disponibilizará carros da categoria para aluguel.

“É um momento histórico para a Fórmula Vee, categoria que criei no Brasil nos anos 1960. E mais interessante ainda será levar a oportunidade para quem quiser pilotar um carro de corrida”, diz Wilson Fittipaldi, ex-piloto que tem passagem pela Fórmula 1. Na principal categoria do automobilismo mundial, ele disputou 38 Grande Prêmios.

Criado em 1964, o projeto da Fórmula Vee foi recriada em 2011, quando o engenheiro Roberto Zullino lançou novo carro. Desde então, foram produzidas cerca de 70 unidades.

Veja os atrativos do “debute” da categoria em Minas Gerais

1) Eu, piloto

No dia 3 de março, Curvelo receberá um curso de pilotagem ministrado nada mais, nada menos que Wilson Fittipaldi e Suzane Carvalho, ex-pilota. As aulas serão divididas em partes práticas e teóricas.

Outra opção é ‘alugar’ um carro para o “Drive Day”, que permite ao piloto dar cinco voltas no circuito.

Para participar, basta ter CNH válida. Clique aqui para saber mais e ver valores.

2) Homenagem

Filho de Toninho da Matta, o mineiro Cristiano da Matta será homenageado no evento. O piloto representou o Brasil na Fórmula 1 entre 2003 e 2004 e na Indy Lights.

3) Mineiros em ação

A Fórmula Vee tem provas no Brasil, nos EUA, no Canadá, no Uruguai e em alguns países da Europa, como Itália, Espanha e Irlanda. Na etapa nacional, dois competidores recorrentes são mineiros de Uberlândia: Humberto Flores e Kenner Garcia. Este, inclusive, foi o segundo colocado na 1ª International Cup, disputada no autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Arquivo/Estado de Minas

4) Novos talentos

A principal intenção da Fórmula Vee é servir de preparação para as principais categorias. Em meio à ‘crise’ automobilística do Brasil (que conta apenas com Felipe Massa na F1, além de Helio Castroneves e Tony Kanaan na Indy), a ideia de Fittipaldi é descobrir talentos.

“Todo piloto que chega ao kart com 15 ou 16 anos vai, automaticamente, passar para a Fórmula Vee. Atualmente, ele chega e a única possibilidade que tem é ir para a Fórmula 3, que é exageradamente caro. Com a Vee, esperamos que em quatro ou cinco anos tenhamos ao menos um ou dois a mais pilotos brasileiros na Fórmula 1 e na Indy”, explica o ex-piloto.

5) Preço

Outro dos grandes diferenciais são os valores. Para disputar uma etapa da Fórmula Vee, por exemplo, o investimento necessário é de cerca de R$ 4,5 mil (um dia de disputa custa cerca de R$ 2 mil) - preço consideravelmente menor se comparado a outras categorias similares, como a Fórmula 3.

Você confere a entrevista completa com Wilsinho Fittipaldi e outros detalhes sobre a Fórmula Vee em Minas Gerais na edição desta terça-feira do Jornal Estado de Minas.

Alexandre Guzanshe/EM



Tags: formula vee wilson fittipaldi automobilismo curvelo