Velocidade

FÓRMULA 1

Primeira vitória de Ayrton Senna em Mônaco, há 30 anos, terá série de homenagens

O pacote de ações de celebração foi elaborado pelo Instituto Ayrton Senna

postado em 12/05/2017 07:01 / atualizado em 12/05/2017 10:47

Divulgação
Ayrton Senna começava a despontar na Fórmula 1 na década de 1980 quando encontrou um garoto de 11 anos iniciante no kart e lhe deu o par de luvas que havia usado. O agrado permaneceu na memória do menino. Agora, 30 anos depois deste encontro, ele terá a oportunidade de retribuir ao tricampeão o gesto de carinho, já como um piloto profissional, vestido e a bordo das mesmas cores que o ídolo usava na época da entrega do presente.

O pentacampeão da Stock Car, Cacá Bueno, é quem conduzirá no Brasil a série de homenagens para comemorar os 30 anos da primeira vitória de Ayrton Senna no GP de Mônaco, com a Lotus amarela, em 31 de maio de 1987. O pacote de ações foi elaborado pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) e inclui eventos no Principado no próximo dia 28, data da etapa deste ano na Fórmula 1.

Já na próxima corrida de Stock Car, no próximo dia 21, em Santa Cruz do Sul (RS), o pentacampeão da categoria vai trocar a tradicional cor verde do carro para homenagear a data. “Será uma honra e uma emoção. O ano de 1987 foi quando eu comecei no kart. Será a chance para o público relembrar”, afirmou. O carro de Cacá Bueno terá a cor no tom amarelo da Lotus da época e os patrocinadores adotaram a mesma grafia dos anunciantes da equipe de Ayrton Senna.

Para mudar o visual do carro de Stock Car em função da homenagem, o desenho teve a consultoria do IAS e de Raí Caldato, designer brasileiro que venceu neste ano o concurso da pintura de capacete do inglês Lewis Hamilton. A homenagem mexerá também com o macacão.

O modelo a ser usado na prova será similar aos daquela época, com um estilo retrô e os patrocinadores bordados à mão, como era em 1987. Depois da corrida, o material irá à leilão e a renda será revertida ao IAS. “O carro ficou incrível e até as letras do patrocinador fazem alusão à Lotus 87. Vai ser emocionante ver este carro correndo na Stock Car”, disse a diretora do IAS e sobrinha de Ayrton Senna, Bianca Senna.

Cacá Bueno conheceu Ayrton Senna por intermédio do pai, Galvão Bueno, locutor da TV Globo. O piloto da Stock Car foi o escolhido pela homenagem pela ligação antiga com o homenageado. Fora o presente das luvas, ainda quando criança conviveu com o ídolo em visitas aos autódromos e à casa do tricampeão mundial.

A participação de Cacá Bueno na comemoração levou a equipe a ter mais trabalho para preparar o carro para as provas do calendário da Stock Car. “Tiveram de pintar o carro especialmente para essa prova. Depois, o pessoal terá cinco dias para voltar às cores originais. Mas todo mundo topou”, contou o piloto.

Ayrton Senna ficou conhecido na Fórmula 1 como o “Rei de Mônaco” por ser o maior vencedor de corridas no Principado: seis vezes. O piloto tinha apartamento na cidade e fez a primeira grande prova na categoria exatamente neste local. Em 1984, sob chuva, levou a fraca Toleman ao segundo lugar.

Por isso, as festividades contemplam o fim de semana do GP de Mônaco deste ano, com a inauguração de uma estátua de Ayrton Senna e abertura de um quarto customizado no hotel situado à frente da principal curva do circuito de rua.

Tags: Fórmula 1 formula1 senna