Bahia

SÉRIE A

Em situações opostas na tabela, Bahia vence Grêmio com pênalti polêmico

Com a derrota, o Tricolor gaúcho viu o Santos assumir a segunda posição

postado em 24/09/2017 21:59

Divulgação
Em situações completamente opostas, Bahia e Grêmio se enfrentaram na noite deste domingo, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em jejum de vitórias na competição, ambas equipes sofreram para sair do zero no placar, mas com um pênalti polêmico marcado em cima de Allione, os donos da casa acabaram garantindo a vitória por 1 a 0.



Com o resultado, o Grêmio viu o Santos assumir a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Além disso, com a vitória do Palmeiras sobre o Fluminense, a distância entre o Tricolor gaúcho e o Verdão já não existe mais, uma vez que ambos somam 43 pontos. Já pelo lado do Bahia a vitória foi um grande negócio. Por conta dos resultados de seus concorrentes diretos contra o rebaixamento, o Esquadrão de Aço se distanciou do Z4 e agora ocupa a 13ª colocação.

O Bahia dá continuidade à sua luta para evitar a queda à Série B no próximo sábado, quando recebe o Coritiba, em confronto direto, às 16h (de Brasília), na Fonte Nova, Já o Grêmio encara o Fluminense, no domingo, às 16h, em Porto Alegre.

O jogo – Logo no primeiro minuto Paulo Victor protagonizou um lance duvidoso. Após cruzamento de Eduardo pela direita, o goleiro do Grêmio agarrou a bola em cima da linha e teve de se contorcer para não passar a linha do gol. Já aos 14 minutos foi a vez de Mendoza quase abrir o placar para o Bahia. O colombiano chutou de fora da área, a bola ainda desviou em Vinícius antes de passar muito próximo à trave esquerda gremista.

Depois da agitação dos primeiros minutos, o jogo ficou morno. Ambas equipes concentraram seu jogo no meio-campo e enfrentavam dificuldades para furar o bloqueio adversário. O Bahia só foi conseguir chegar com perigo novamente à meta adversária aos 33 minutos, em chute de Juninho, que viu a bola ainda bater em Bressan antes de ir para a linha de fundo. Logo em seguida, após cobrança de escanteio, Paulo Victor fez excelente defesa após Edson cabecear firme para o gol.

Embora o Grêmio tenha permanecido mais com a bola na etapa inicial, faltava capricho na hora de concluir a gol. Já o Bahia seguiu tentando aproveitar as poucas oportunidades que tinha com a bola no pé. Antes do apito final, aos 46 minutos, Edílson, em cobrança de falta, soltou a bomba, forçando mais uma boa defesa de Paulo Victor, principal responsável pelo empate tricolor até então.

No segundo tempo pouca coisa mudou. Enquanto o Grêmio detinha maior posse de bola, o Bahia seguia cometendo muitos erros em campo, principalmente na hora de trocar passes. Desta forma, os donos da casa só foram assustar os rivais aos 18 minutos, em cobrança de falta de Juninho, que mandou no ângulo direito de Paulo Victor, mas viu a bola sair pela linha de fundo, passando muito próximo do gol.

Como resposta, aos 25 minutos, o Grêmio esteve muito próximo de abrir o placar após grande jogada de Everton, que carregou pela esquerda, se livrou da marcação e cruzou fechado para a pequena área, porém, Lucas Fonseca estava ligado e cortou a bola, quase jogando contra o próprio gol. Já aos 31 minutos, em outro bom lance que saiu dos pés de Everton, Patrick bateu de dentro da área e carimbou o travessão. Na sobra, Fernandinho finalizou sem oferecer grandes problemas ao goleiro Jean.

O que o Grêmio não contava era com o escorregão de Edílson dentro da área já nos acréscimos, derrubando Allione em lance que o árbitro da partida acabou marcando pênalti. Na cobrança, Rodrigão esbanjou tranquilidade para mandar no canto esquerdo de Paulo Victor e garantir o triunfo do Bahia em casa neste domingo.

BAHIA 1 X 0 GRÊMIO

BAHIA
Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Juninho Capixaba; Edson, Juninho, Zé Rafael (Edigar Junio) , Vinícius (Allione) e Mendoza (Régis); Rodrigão
Técnico: Preto Casagrande

GRÊMIO
Paulo Victor, Edílson, Bressan, Walter Kannemann e Cortez; Arthur, Michel, Ramiro (Patrick), Arroyo (Everton) e Fernandinho (Léo moura); Jael
Técnico: Renato Portaluppi

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 24 de setembro de 2017, domingo
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira – SP (FIFA)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis – SP (FIFA) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa – SP (CBF)

Cartões amarelos: Bressan, Kannemann, Michel, Arroyo e Jael (Grêmio); Eduardo, Lucas Fonseca, Edson e Mendoza (Bahia)
Gols: Rodrigão, aos 52 minutos do 2ºT (Bahia)

Tags: nacional seriea gremiors bahiaba