Futebol Internacional

LIGA DOS CAMPEÕES

Manchester City quer repetir temporada passada e vencer Bayern em Munique; Roma pega CSKA

Grupo E da Liga dos Campeões é um dos mais equilibrados da competição europeia

postado em 17/09/2014 09:55 / atualizado em 17/09/2014 10:04

Gazeta Press

AFP PHOTO / CHRISTOF STACHE

À semelhança do que aconteceu na última temporada da Liga dos Campeões, quando o time inglês foi o único, além do campeão Real Madrid, a surpreender os alemães fora de casa, o Manchester City chega à região da Bavária, nesta quarta, para repetir o feito de 2013 e bater o Bayern de Munique, em jogo que acontece na Allianz Arena, a partir das 15h45 (de Brasília), no intuito de começar com vitória a trajetória em busca da conquista inédita.

Novamente, o sorteio da fase de grupos reuniu na mesma chave os comandados de Manuel Pellegrini e Pep Guardiola. O Grupo E reserva outra coincidência: a equipe russa do CSKA, que na última edição foi derrotada por ambas as equipes, está novamente presente na chave e enfrenta a Roma na partida inaugural.

Contudo, o duelo de maior amplitude da fase possa ser entre os citizens e os bávaros. Atuais campeões nacionais, os clubes mantiveram a base das equipes e os respectivos treinadores, e procuraram se reforçar em setores específicos. Os ingleses mantiveram peças importantes como Nasri, David Silva e Aguero, enquanto os alemães mantiveram os atletas tetracampeões mundiais e buscaram reforçar o plantel com as chegadas do artilheiro Lewandowski e do experiente volante Xabi Alonso.

O meio-campista James Milner, presente no duelo que terminou em 3 a 2 para o City na temporada passada, falou sobre a possibilidade de repetir o feito e sobre a necessidade de começar a competição com um bom resultado. “O primeiro objetivo é passar a fase de grupos e o mais importante é ganhar pontos”, ponderou.

Ao comentar sobre a capacidade do adversário, que ostenta o título de atual bicampeão alemão, Milner reconhece que o Bayern é uma equipe de elite, mas garante que o grupo conhece muito bem o estilo de jogo implantado por Guardiola. “Jogamos bastante contra eles nos últimos anos. Sabemos que é uma equipe de topo, caso contrário, não teria conquistado tudo o que conseguiu”, comentou o camisa 7.

Admitindo que a equipe inglesa tem mentalidade forte e muito caráter, o jogador busca usar como incentivo os confrontos passados. “Vencemos na Allianz no ano passado, por isso devemos estar confiantes e chegar ao jogo sem medo, sabendo que cá já estivemos e conseguimos os três pontos”.

Após levantar diferentes troféus no Etihad Stadium, Milner não vê a hora de disputar a ‘orelhuda’, como é conhecida a taça da Liga dos Campeões. “Já vencemos o Inglês duas vezes e agora queremos provar nosso valor na competição europeia”, assumiu. “Acredito que temos uma equipe suficientemente boa para isso. Temos que começar bem no grupo e seguir firme a partir daí”, prosseguiu.

Enquanto os visitantes chegam com força máxima para o confronto, Pep Guardiola sofre com desfalques importantes para escalar a equipe. Franck Riberý voltou a reclamar de dores no joelho, após voltar ao time na vitória sobre o Stuttgart, no sábado, e deve ser poupado da estreia na Liga. O holandês Robben, que ficou de fora do jogo pelo Alemão, pode reaparecer entre os titulares para enfrentar os ingleses.

Às vésperas do confronto, o treinador espanhol elogiou a qualidade do adversário e reiterou a importância de começar a campanha com vitória. “Se não defendermos bem, teremos problemas. Eles têm jogadores de muita qualidade. Temos que estar numa posição favorável para controlar o jogo e quando não estivermos com a bola teremos que correr”, comentou Guardiola.

Um dos idealizadores do ‘tick-tacka’, Pep fez questão de ressaltar a qualidade dos adversários que o Bayern terá de enfrentar nesta primeira fase. “O primeiro jogo é sempre importante, mas iremos pensar o mesmo contra o CSKA. É um grupo difícil e começar com três pontos sempre é bom, mas temos que pensar no que podemos fazer para vencer”, apontou.

Para tentar avançar as fases finais, os alemães contam com um reforço de peso e com muita experiência neste tipo de competição. Vencedor da Liga dos Campeões em duas oportunidades, atuando por Liverpool e Real Madrid, o espanhol Xabi Alonso garante que foi bem recebido pelos companheiros e está ciente da importância de uma vitória na estreia.

“É um jogo muito importante para nós. Vamos jogar em casa e precisamos começar conquistando os três pontos”, resumiu o atleta, que já soma 94 aparições em partidas da Liga dos Campeões. O volante aproveitou para comentar sobre o meia David Silva, companheiro de seleção espanhola.

“Silva é brilhante. Ele gosta de jogar entre as linhas de marcação, e tem qualidade para dar o passe final. Se conseguirmos nos organizar para marca-lo, controlaremos o jogo do Manchester City”, considerou o camisa 3, que deve ser escalado como titular na formação de Guardiola.

Roma volta a provar o gosto da Liga dos Campeões contra CSKA

Após três temporadas de fora, a equipe da capital italiana volta à disputa da Liga dos Campeões em uma das chaves mais disputadas da fase de grupos. Logo de cara, a Roma estreia diante do CSKA, no Estádio Olímpico, em jogo marcado para esta quarta, às 15h45 (de Brasília).

Se os italianos estão sedentos por uma competição com tamanha amplitude, os russos não veem a hora de voltar a conquistar um título de grande expressão, o que não acontece desde 2005, quando o CSKA conquistou a Copa da Uefa ao vencer o Sporting na final. De lá para cá, o time da capital russa vem somando conquistas nacionais, mas raramente ganha projeção no continente europeu.

O time de Moscou, comandado por Leonid Slutsky, aposta em um elenco com base na seleção russa, com o goleiro Akinfeev, os irmãos Aleksey e Vasili Berezutski e o experiente Dzagoev, revestido por reforços como os nigerianos Musa e Doumbia, para tentar uma classificação inédita às fases eliminatórias, ou pelo menos superar a campanha do último ano, quando a equipe venceu apenas um dos seis jogos da fase de grupos.

Principal referência da Roma, Francesco Totti está prestes a entrar em nova disputa da Liga dos Campeões aos 38 anos. Motivado, o camisa 10 assume a dificuldade dos confrontos do grupo. “Em competições desse calibre, qualquer time simples é forte. A parte de três ou quatro times que estão em outro nível, o resto das equipes ocupa o mesmo patamar. Vamos concentrados em todas as partidas para causar problemas aos adversários”, garantiu Totti.

O treinador Rudi García garante que o elenco da Roma está em plenas condições para o jogo, ao contrário do time russo, que começou sua preparação em 30 de agosto. "Meus jogadores estão prontos, estão todos 100% para disputar a partida da melhor forma. Com todos em boa forma, as chances de se conseguir uma vitória são maiores. Não precisamos nos colocar sobre pressão, não há adversários fáceis na Liga dos Campeões", esclareceu o técnico espanhol.

Tags: Manchester City Bayern de Munique ligadoscampeões ligadoscampeoes cska roma