Futebol Internacional

LIGA DOS CAMPEÕES

Em ótimo início de temporada, Chelsea estreia na Liga dos Campeões contra Schalke nesta quarta

Partida será disputada em Londres, no Stamford Bridge, às 15h45, desta quarta-feira

postado em 17/09/2014 10:06 / atualizado em 17/09/2014 10:15

Gazeta Press

AFP PHOTO / GLYN KIRK
A primeira rodada da Liga dos Campeões da Europa tem sequência nesta quarta-feira com uma série de confrontos. Pelo grupo G, Chelsea e Schalke 04 se enfrentam em Londres às 15h45 (de Brasília) enquanto vivem situações opostas nos campeonatos de seus países. Enquanto isso, o inexperiente Maribor recebe o Sporting na Eslovênia.

Os ingleses lideram a Premier League com 12 pontos, seguidos pelo Aston Villa, que tem 10. Já os alemães passam por dificuldades na 16ª posição da Bundesliga com apenas um ponto conquistado, mesma pontuação de Stuttgart e Hamburg, que ocupam a zona de rebaixamento – o Campeonato tem apenas 18 equipes participantes.

José Mourinho, comandante dos Blues, vive a expectativa de vencer o torneio pela terceira vez em sua carreira (o português conquistou o troféu nas temporadas 2003/2004 e 2009/2010, pelo Porto e pela Internazionale, respectivamente). “O que me motiva, dia após dia, é a vitória. Eu trabalho pelo meu clube, pelos meus jogadores e pelos torcedores. Não trabalho por mim mesmo”, disse o treinador, que já se referiu a si mesmo como “The Special One” e é alvo constante de críticas pelo comportamento orgulhoso que demonstra. “Posso ser campeão europeu por três clubes. Quantos técnicos por aí conquistaram apenas uma, ou nem sequer uma? Sou parte da história da Liga dos Campeões”, declarou Mourinho.

Chelsea e Schalke já se enfrentaram na fase de grupos na temporada passada da Liga, com os Blues vencendo os dois jogos por 3 a 0. Apesar do retrospecto favorável aos ingleses e da difícil situação em que o Schalke se encontra na Bundesliga, Mourinho garante que sua equipe respeita o adversário desta quarta.

“Eles perderam a última partida por 4 a 1 (contra o Borussia Monchengladbach), mas isso só os deixará mais fortes, já que poderão discutir os erros que cometeram e tentar uma nova abordagem tática. É um oponente perigoso”, avaliou o português. Outro que comentou sobre o adversário foi o zagueiro Ivanovic. “Jogamos contra eles no ano passado, e nessa temporada eles estão melhores e mais fortes. O primeiro jogo é na nossa casa e a vitória é muito importante para garantirmos um bom início na competição.”, analisou o sérvio.

Apesar dos sete gols marcados em quatro jogos, Diego Costa pode iniciar a partida descansando no banco pelo excesso de jogos. Caso o brasileiro naturalizado espanhol não jogue, o ataque deve ser comandado pelo ídolo Drogba, que retorna de lesão na coxa, ou pelo recém-contratado francês Loic Remy. Dessa forma, o Chelsea, que não perde no Stamford Bridge já 30 jogos, deve ir para campo com: Courtois (Cech); Azpilicueta, Cahill, Ivanovic e Filipe Luís; Matic, Fabregas (Ramires), Willian, Hazard e Oscar (Schurrle); Remy (Drogba).

Do lado alemão, preparação intensa mesmo depois da chegada a Londres. “Nós estamos analisando a derrota contra o Monchengladbach e conversando para corrigir o que for necessário. Agora estamos totalmente focados no Chelsea, estudando os pontos fortes e fracos deles”, revelou o lateral-esquerdo Dennis Aogo, que demonstrou respeito pela sequência de resultados positivos dos londrinos.

“Eles estão ainda mais fortes do que na temporada passada, a linha de frente deles é incrível. E mesmo no ano passado, quando perdemos os dois jogos contra eles, nós jogamos bem, principalmente em Londres. Fomos muito organizados nos primeiros 20 minutos, é uma pena que não conseguimos marcar”, lembrou o lateral, que se lesionou na última partida do Schalke, mas afirmou que está em condições para o jogo desta quarta.

Ao contrário de Aogo, o zagueiro Howedes não vai atuar contra o Chelsea. Com uma lesão no quadril, o capitão do time alemão nem sequer foi relacionado para o confronto e não viajou para Londres. Além dele, os jogadores Felipe Santana, Farfan, Uchida, Kolasinac e Matip estão fora por lesão, enquanto Julian Draxler, Max Meyer e Huntelaar não estão em plena condição física e são dúvida para o técnico Jens Keller. Dessa forma, o Schalke deve atuar com: Fahrmann; Clemems, Ayan, Kirchhoff e Aogo; Neustadter, Boateng e Draxler; Huntelaar, Sam, Choupo-Moting.

A partida acontece às 15h45 (de Brasília) desta quarta-feira, em Stamford Bridge, na capital da Inglaterra. Também pelo grupo G da Liga dos Campeões, Maribor e Sporting se enfrentam no mesmo horário no Stadion Ljudski, na Eslovênia. Marco Silva, treinador do time português, falou em respeito ao adversário.

“Apesar de não serem muito experientes nesta competição, será certamente um adversário muito difícil de se enfrentar”. O goleiro Rui Patrício, que também é o titular da seleção portuguesa, reforçou o discurso do técnico. “O fato deles um histórico pequeno no torneio, não impede que nós tenhamos muita vontade e humildade para dar tudo pela conquista dos três pontos”, finalizou

Tags: campeonatoingles chelsea estreia ligadoscampeoes schalke