Futebol Internacional

LIGA EUROPA

Em jogo morno, Tottenham não sai do zero em estreia contra Partizan na Liga Europa

Com o tropeço, as duas equipes ficam estagnadas nas últimas posições do Grupo C

postado em 18/09/2014 19:29 / atualizado em 18/09/2014 19:44

Gazeta Press

AFP PHOTO / ANDREJ ISAKOVIC
Em um jogo fraco tecnicamente, sem lances que saltassem aos olhos, o Tottenham empatou em 0 a 0 com os sérvios do Partizan, em partida disputada em Belgrado, na estreia das duas equipes na fase de grupos da Liga Europa. Com o tropeço, as duas equipes ficam estagnadas nas últimas posições do Grupo C, já que os gregos de Besiktas e Asteras Tripolis empataram com gols.

Os donos da casa não aproveitaram a noite pouco inspirada dos ingleses para conseguir a vantagem em termos de classificação, perdendo diversas chances de gol, sobretudo na primeira etapa, quando o Tottenham pareceu ter sentido os reflexos de uma bola na trave logo aos três minutos de jogo.

Na segunda etapa, apesar das alterações, os visitantes não conseguiram ameaçar a meta sérvia. Paulinho, atuando como armador centralizado, não esteve bem durante a etapa inicial e foi substituído pelo espanhol Soldado. O camisa 9 chegou a criar algumas chances, dando mais mobilidade ao ataque ao lado do argentino Lamela, mas com apenas quatro arremates ao gol, a equipe londrina demonstrou sua ineficácia ofensiva.

O jogo

No início da partida, quando as equipes começavam a se estudar no campo de jogo, o Tottenham quase abriu o placar no primeiro lance ofensivo da partida. Logo aos 3 minutos, após cobrança de escanteio, o atacante Harry Kane aproveitou o bate-rebate da zaga, dominou a bola em diagonal dentro da área e bateu de esquerda, mas o chute explodiu no travessão.

A chance clara desperdiçada minutos após o apito inicial pareceu ter balançado o elenco inglês. Buscando se encontrar dentro de campo, os comandados de Mauricio Pochettino davam sinais de desânimo, ao não criarem no campo de ataque e cometerem alguns vacilos no campo de defesa, dando liberdade para os donos da casa atacarem.

O Partizan conseguiu assustar aos 14 jogados. A equipe dos balcãs fez boa jogada explorando o lado direito da defesa inglesa, mas a bola rolada na área não foi aproveitada por nenhum dos atacantes. Dois minutos depois, novamente pelo lado direito, a equipe mandante quase abriu o placar com Drincìc, que entrou na área e foi travado pela zaga ao tentar fazer o arremate.

Aos 24 minutos, o vacilo da zaga do Tottenham quase custou o primeiro gol. O setor defensivo inglês parou e só observou a jogada dos sérvios. Após cobrança de lateral pela esquerda, a bola cruzou a área e o atacante Lazovic só não balançou as redes porque Vertonghen se jogou de encontro à bola para intercepta-la já na pequena área.

Depois de passar grande parte da etapa inicial no papel de expectador, assistindo o time mandante criar jogadas ofensivas, os ingleses passaram a se soltar mais, invadindo o campo de ataque e trabalhando a bola com mais objetividade.

TABELA COMPLETA DA LIGA EUROPA

Aproveitando que os visitantes se lançaram ao ataque, o Partizan soube se fechar na defesa e criar no contragolpe. Após cobrança de escanteio afastada pela zaga, aos 45 minutos, Pantic recebeu lançamento por entre a zaga e, livre de marcação, avançou até a área antes de definir no canto de Lloris, que praticou bela defesa evitando a abertura do placar.

Descontente com o aproveitamento da equipe na primeira etapa, o treinador italiano resolveu mudar algumas peças. O brasileiro Paulinho, que atuou centralizado no meio campo em noite pouco inspirada, foi substituído na segunda etapa pelo atacante espanhol Soldado. O argentino Lamela, recentemente convocado por Tata Martino, também ganhou lugar na equipe, entrando na vaga do jovem Townsend.

Na volta do intervalo, o jogo se deu de maneira mais aberta, já que as duas equipes começaram a atacar em busca da vitória. Entretanto, foram os russos do Partizan que assustaram primeiro. Aos 15 jogados, após cruzamento da direta, o atacante Grbic tentou desviar para o gol em posição de impedimento, mas não alcançou. O goleiro Lloris fez a defesa, espalmando para o lado, quando o juiz já invalidava o lance.

Apesar das alterações, e de uma maior dinâmica do meio para frente, os ingleses continuaram carentes na criação das jogadas, já que o meio campo permanecia estagnado. O péssimo aproveitamento da equipe no ataque pode ser refletido com o baixo número de arremates: ao longo dos noventa minutos, foram apenas quatro contra a meta russa.

Os donos da casa, satisfeitos por não perderem pontos logo na estreia, abdicaram do ataque, a partir da segunda metade da etapa final, para se atentarem à defesa no intuito de impedir que os visitantes saíssem com a vitória. Com linhas compactas na marcação, o Partizan assegurou o ponto dentro de casa e, assim como o Tottenham, espera engrenar a partir da próxima rodada, quando as equipes enfrentam os adversários gregos do Grupo C: Asteras Tripolis e Besiktas, respectivamente.

Confira os resultados das outras partidas da Liga Europa no horário das 14h (de Brasília):


Borussia Monchengladbach 1 x 1 Villarreal
Apollon Limassol 3 x 2 FC Zurich
Besiktas 1 x 1 Asteras Tripolis
Club Brugge 0 x 0 Torino
Dinamo Zagreb 5 x 1 Astra
Dnipro 0 x 1 Internazionale
FC Copenhaguen 2 x 0 Helsinki
Panathinaikos 1 x 2 Dinamo Moscou
PSV 1 x 0 Estoril
Salzburg 2 x 2 Celtic

Tags: tottenham ligaeuropa