Futebol Internacional

CAMPEONATO ITALIANO

Líder Juventus empata com a Roma fora de casa e mantém diferença para os rivais no Italiano

Juve mantém a liderança isolada do Campeonato Italiano, com 57 pontos

postado em 02/03/2015 19:53

AFP PHOTO
A líder Juventus conseguiu um resultado importante nesta segunda-feira, ao empatar por 1 a 1 com a Roma fora de casa. Após um primeiro tempo amarrado, a Juve voltou melhor do intervalo e abriu o placar com gol de falta do argentino Tévez. Com um a menos, após a expulsão de Torosidis, a Roma conseguiu buscar o empate em cabeceio de Keita, e, apesar de ter pressionado os visitantes no fim, não conseguiu virar a partida.

Com o resultado, a esquadra Bianconera mantém a liderança isolada do Campeonato Italiano, com 57 pontos, nove a mais que a vice-líder Roma, que não conseguiu se impor em casa nesta segunda-feira para diminuir a diferença na tabela.

Na próxima rodada, a Juventus recebe o Sassuolo em Turim, em duelo que acontece neste domingo. Já a Roma volta a campo no mesmo dia, quando visita o Chievo no estádio Marcantonio Bentegodi.

O jogo

O início da partida foi atrasado em 15 minutos, como em todos os outros confrontos da 25ª rodada do Campeonato Italiano, por protesto à atual situação de crise financeira do Parma. Antes mesmo de a bola rolar, o clima já era de decisão nas arquibancadas do Olímpico de Roma, com a torcida mandante cantando alto para empurrar o time.

O duelo foi acirrado desde o início. Logo aos 15 segundos de jogo, De Rossi chegou forte para desarmar Vidal, e foi advertido verbalmente pelo árbitro. Taticamente, as duas equipes começaram se estudando. A Roma tentava tomar a iniciativa da partida, mas esbarrava no ferrolho da Juve que, configurada no 3-5-2, apresentava poucos espaços livres em sua defesa.

Aos poucos, a Juventus passou a apostar nos contra-ataques, principalmente através de lançamentos, mas também não conseguia superar a bem postada zaga romanista e ameaçar a meta mandante. No desenrolar da partida, esse cenário ficava ainda mais evidente. A Roma tinha mais posse de bola e tentava de todas as maneiras finalizar ao gol de Buffon, mas, sem conseguir superar a forte marcação visitante, não chegava a assustar. Assim foi em todo o restante da primeira etapa.

A Juventus voltou do intervalo demonstrando mais ímpeto ofensivo – e também mais inspiração. Logo aos quatro minutos do segundo tempo, Vidal recebeu de Pereyra após contra-ataque, invadiu a área, chutou cruzado e viu a bola passar raspando a trave direita do goleiro De Sanctis. Em seguida, Lichsteiner recebeu lançamento na ponta direita e tentou o chute, mas mandou direto para fora. Duas finalizações perigosas – o que não houve no primeiro tempo – logo no início da etapa complementar. Mas as duas equipes seguiam sem concluir na direção do gol adversário.

A superioridade visitante surtiu efeito aos 16 minutos, quando, após boa jogada pelo meio, Tévez tentou enfiada de bola para Vidal na entrada da área. O zagueiro Torosidis derrubou o chileno quase em cima da linha, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Na cobrança da falta, Tévez colocou a bola com maestria no ângulo direito de De Sanctis, que nem esboçou reação e viu o argentino abrir o placar para a Juve.

Para reagir na partida, o treinador Rudi Garcia sacou os dois craques veteranos do time, Totti e De Rossi, para ganhar mais movimentação com as entradas de Iturbe e Nainggolan. As alterações surtiram efeito e a equipe passou a aparecer mais no campo de ataque. Aos 31 minutos, Pjanic recebeu na ponta direita e foi derrubado por Chiellini, que chegou de carrinho. Florenzi cobrou no segundo pau e encontrou Keita, que cabeceou cruzado e viu a bola desviar em Marchisio antes de balançar as redes e empatar a partida.

O jogo pegou fogo, com os mandantes buscando o gol da virada a todo custo e a Juve levando perigo nos contra-ataques. Nos minutos finais, no entanto, a Roma não conseguiu voltar a ameaçar a meta de Buffon, e os visitantes conseguiram segurar a bola no campo de ataque até o apito final, que sacramentou o empate.

Tags: italianofut Roma Juventus