Futebol Internacional

LIGA DOS CAMPEÕES

Criador X criatura

Semifinais da Liga dos Campeões põem, frente a frente, Pep Guardiola e o Barcelona. Real Madrid escapa do dérbi espanhol e vai encarar a Juve

postado em 25/04/2015 10:01

Fabrice Coffrini/AFP
Barcelona x Bayern de Munique e Juventus x Real Madrid serão os duelos das semifinais da Liga dos Campeões, de acordo com sorteio realizado ontem na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça. Os jogos de ida, em Barcelona e Turim, serão, respectivamente, em 6 e 5 de maio, e os de volta, nos dias 12 e 13. A finalíssima está marcada para 6 de junho, em Berlim.

O duelo entre Barça e Bayern marcará a volta do técnico Pep Guardiola ao Camp Nou para enfrentar o clube pelo qual brilhou como jogador e treinador. “Vai ser a primeira vez que volto a Barcelona, que volto para casa. É claro que vai ser muito especial para mim, muito emocionante. Tenho grande respeito por esse clube, mas temos que vencer”, declarou Guardiola. “É uma partida especial, a primeira de Pep contra o Barça. O Bayern tem o mesmo objetivo que a gente e tem o melhor técnico”, elogiou por sua vez Luis Enrique, técnico do Barcelona, que mostrou confiança em seus jogadores. “Num sorteio como esse, sempre penso no azar de quem tem que jogar contra este Barça”, completou.

Os dois filhos do brasileiro Mazinho também estarão em lados opostos nessa semifinal: Thiago Alcântara, destaque do Bayern na goleada sobre o Porto, nas quartas de final, enfrentará seu irmão Rafinha, que vem ganhando espaço no Barcelona.

O confronto também será uma revanche das semifinais de 2013, quando o Bayern eliminou com muita facilidade o Barça, vencendo por 4 a 0 na ida e 3 a 0 na volta. Na final em Londres, os bávaros derrotaram o Borussia Dortmund por 2 a 1. O time catalão só venceu a equipe bávara uma vez em toda a história: nas quartas de final de 2009, por 4 a 0, em casa. O Bayern ganhou cinco confrontos e houve dois empates.

Na outra semifinal, o atual campeão Real Madrid enfrentará a Juventus, que não chegava a esta fase da competição havia 12 anos. Naquela ocasião, em 2003, a Velha Senhora enfrentou justamente o time merengue e levou a melhor, vencendo em casa por 3 a 1 depois de perder em Madrid por 2 a 1. Na final, foi derrotada pelo Milan nos pênaltis.

“Vamos enfrentar um clube lendário. Acredito que seja uma boa notícia para o futebol e para a Liga dos Campeões a Juventus voltar a este nível. Tenho certeza que será uma disputa muito parelha”, declarou o ex-jogador do Real Madrid Emilio Butragueño, atual diretor de relações institucionais do clube. “Vamos enfrentar monstros, estamos felizes de poder desafiar estas três equipes, as melhores do mundo, mas acredito que podemos rivalizar e fazer grande jogos”, comentou Pavel Nedved, ex-jogador tcheco representante da Juve no sorteio.

O retrospecto é equilibrado: são oito vitórias merengues contra sete da Velha Senhora e um empate. Mas o Real venceu apenas uma vez nos últimos cinco confrontos. As duas equipes fizeram a final de 1998, quando o time espanhol conquistou o sétimo de seus 10 títulos.

Liga Europa Na semifinal da Liga Europa, os italianos ficaram em duelos diferentes, o que mantém a possibilidade de uma decisão caseira, em Varsóvia, na Polônia, em 26 de maio. A Fiorentina vai enfrentar o atual campeão Sevilla, fazendo o segundo jogo em Florença, enquanto o Napoli jogará contra a surpresa Dnipro, mas terá que decidir a vaga na Ucrânia. Os jogos de ida serão em 7 de maio, e os de volta, dia 14.



AS SEMIFINAIS

Liga dos Campeões
» Juventus x Real Madrid
5 de maio Arena Juventus
» Barcelona x Bayern
6 de maio Nou Camp
» Bayern x Barcelona
12 de maio Allianz Arena
» Real Madrid x Juventus
13 de maio Santiago Bernabéu

Liga Europa
» Napoli x Dnipro
7 de maio San Paolo
» Sevilla x Fiorentina
7 de maio Sánchez Pizjuán
» Dnipro x Napoli
14 de maio Olímpico de Kiev
» Fiorentina x Sevilla
14 de maio Artemio Franchi

Tags: bayernfc barcelona juventus liga dos campeoes real madrid