Futebol Internacional

COPA LIBERTADORES

Guaraní vence Racing em casa com gol no fim e abre vantagem nas quartas da Copa Libertadores

Em casa, paraguaios fizeram 1 a 0 com gol de Benítez, aos 40min do segundo tempo

postado em 21/05/2015 21:43 / atualizado em 21/05/2015 21:50

AFP PHOTO / NORBERTO DUARTE

Algoz corintiano, o Guaraní-PAR venceu sua terceira partida seguida na Copa Libertadores. Na noite desta quinta-feira, a equipe paraguaia venceu o Racing-ARG por 1 a 0 no Defensores del Chaco, em Assunção, pelo jogo de ida das quartas de final da competição. O gol do triunfo mandante foi marcado por Benítez, aos 40 minutos da segunda etapa.

O Racing jogou mais da metade da partida com um jogador a menos. O árbitro Sandro Meira Ricci, que já havia feito arbitragem polêmica no duelo entre São Paulo e Corinthians pela primeira fase, expulsou o zagueiro argentino Luciano Lollo após dividida com Santander no fim do primeiro tempo.

Pelo chaveamento da Libertadores, o vencedor do confronto enfrenta quem levar a melhor entre Cruzeiro e River Plate. Mas, caso o Internacional reverta o 1 a 0 sofrido diante do Santa Fe fora de casa e avance, os dois brasileiros se cruzarão automaticamente na semifinal.

Enquanto o Guaraní chegou às quartas credenciado por duas vitórias contra o Corinthians na fase anterior, o Racing despachou o Montevideo Wanderers.

O jogo de volta acontece na próxima quinta-feira (28), no Estádio Presidente Perón (El Cilindro), em Buenos Aires.

O jogo - O Racing não se sentiu intimidado pela torcida do Guaraní no histórico estádio Defensores del Chaco e começou buscando o campo de ataque. Logo aos seis minutos, o artilheiro da Libertadores, Gustavo “La Pantera” Bou, recebeu na entrada da área, deu uma caneta no marcador e arriscou o chute, mas o goleiro Aguilar fez a defesa com segurança.

A equipe argentina aparecia mais no campo de ataque, trabalhava a bola e mostrava paciência para procurar espaços na zaga adversária. A marcação mandante, no entanto, era forte, e dificultava as chegadas mais perigosas dos oponentes. O Guaraní, por sua vez, focava sem jogo em contra-ataques rápidos e cruzamentos na área do arqueiro Saja.

Aos 16 minutos, o volante Cerro, do Racing, recebeu cartão amarelo por falta dura. Depois de mais 14 minutos, foi a vez de Gustavo Bou ser advertido, mas por reclamação com o árbitro Sandro Meira Ricci, Aos 33, veio o terceiro cartão: para o zagueiro Yonathan Cabral, por puxar Santander e cortar contragolpe mandante. Nesse meio-tempo, o time paraguaio cresceu na partida e passou a se impor como dono da casa, trabalhando melhor a bola, imprimindo velocidade ao jogo e acuando os argentinos em seu campo.

AFP PHOTO / NORBERTO DUARTE

Pouco depois de nova boa chance de La Panterapara o Racing, parado por defesa de Aguilar, aconteceu o lance mais polêmico do duelo. Aos 42 minutos, o zagueiro argentino Lollo subiu para dividir com Santander, abriu o braço e acertou o rosto do adversário. Pelo lance, recebeu cartão vermelho do árbitro brasileiro, punição muito questionada pelos visitantes.

O Racing começou a segunda etapa buscando o gol, e só não abriu o placar logo aos dois minutos graças a uma importante intervenção de Aguilar. Após rebote da defesa paraguaia em cobrança de escanteio, Gustavo Bou soltou uma bomba de primeira da entrada da área e exigiu grande defesa do goleiro mandante, que se esticou para espalmar pela linha de fundo.

Os mandantes voltaram do intervalo propondo o mesmo jogo do fim da primeira etapa. Tocavam a bola no campo de ataque e tentavam envolver a defesa do time de Avellaneda, que vez ou outra dava espaços. Para acertar a situação, o treinador Diego Cocca substituiu o atacante Diego Milito, um dos principais destaques da equipe, pelo zagueiro Voboril.

Mais incisivo na partida, o Guaraní teve boa chance de marcar aos 15 minutos, quando Palau recebeu na entrada da área, ajeitou e bateu forte. O goleiro Saja acompanhou com os olhos, e viu a bola passar raspando a trave esquerda da meta argentina. Dois minutos depois, Palau voltou a ameaçar, dessa vez de cabeça, mas novamente mandou para fora.

As duas equipes tiveram mudanças em seguida. No time da casa, Contrera deu lugar a Fernando Fernández, enquanto Washington Camacho saiu para a entrada de Acuña na formação de Avellaneda. Com Gustavo Bou sozinho no campo de ataque, o Racing ficou recuado e levou outro susto aos 25 minutos. Após boa troca de passes pelo lado direito, Santander deu passe açucarado dentro da área para De La Cruz, que optou por bater cruzado em vez de chutar para o gol e mandou a bola à direita da meta de Saja.

Na reta final da partida o Racing se fechou na defesa e passou a marcar forte e esperar pelo apito final para definir o duelo na Argentina, forçando os mandantes a arriscar de fora da área. Mas os argentinos não conseguiram resistir à pressão. Aos 40 minutos, Benítez fez bela jogada na intermediária, disparou em direção à ponta direita limpando dois marcadores e chutou cruzado com precisão da entrada da área, acertando o canto direito inferior da meta de Saja. O apito final, aos 48, sacramentou a vantagem do Guaraní no confronto.

Tags: libertadores racing guarani libertadores