Futebol Internacional

LIGA DOS CAMPEÕES

Fenerbahce abre queixa na Uefa por Shakhtar usar volante Fred após caso de doping

Antes de contraprova, brasileiro atuou em partida pela fase preliminar da Champions

postado em 31/07/2015 10:11 / atualizado em 31/07/2015 10:14

AFP

Flagrado em exame antidoping realizado durante a Copa América, o volante Fred ainda aguarda a contraprova para saber se será ou não punido. Em meio à indefinição, ele entrou em campo pelo Shakhtar Donetsk na última terça-feira, o que revoltou os dirigentes do adversário. Nesta sexta o Fenerbahce oficializou queixa junto à Uefa pela presença do brasileiro no duelo válida pelos playoffs da Liga dos Campeões da Europa.

A partida disputada em Instambul terminou empatada sem gols, e Fred jogou praticamente os 90 minutos – foi substituído nos acréscimos. O técnico do Shakhtar, Mircea Lucescu, admitiu que o jogador foi utilizado contra um conselho da própria Uefa. A entidade estuda o caso para definir se o clube ucraniano merece alguma sanção.

O Shakhtar usa como argumento a ausência de qualquer documento oficial proibindo a escalação de Fred, visto que o aviso que recebeu não está no papel. “Ainda não há regras específicas neste assunto, e ainda estamos aguardando a contraprova”, afirma Lucescu.

Por enquanto a reclamação do Fenerbahce não pode ser acatada pela Uefa pelo impasse criado devido à demora do resultado do segundo exame. A contraprova era esperada na quarta-feira, mas nenhuma decisão foi divulgada por qualquer entidade envolvida – tanto CBF quanto Conmebol, a responsável pela Copa América, mantêm silêncio. Se o doping for confirmado, a Uefa abriria discussão sobre a decisão do Shakhtar em utilizar Fred em uma partida oficial.

O volante testou positivo para o diurético hidroclorotiazida enquanto defendia a Seleção Brasileira na Copa América. Se o resultado do primeiro exame for confirmado, o volante corre risco de pegar até quatro anos de gancho. A punição é grande porque os diuréticos aumentam o fluxo de urina, podendo ser usados para expelir do corpo qualquer vestígio de outra substância ilegal.

Tags: ligadoscampeoes fred doping shakhtar fenerbahce