Futebol Internacional

FIFA

Justiça dos EUA bloqueia tentativa da Nicarágua de extraditar Julio Rocha, membro da Fifa

Rocha e outros 13 são acusados de suborno, crime organizado e outros delitos

postado em 27/08/2015 16:09 / atualizado em 27/08/2015 16:21

REUTERS/Oswaldo Rivas
Os Estados Unidos bloquearam a tentativa da Nicarágua de extraditar para esse país Julio Rocha, um dos acusados no escândalo de corrupção envolvendo membros da Fifa. O Ministério da Justiça da Suíça declarou que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos "pediu para que dê prioridade ao pedido dos Estados Unidos para a extradição de Rocha".

As autoridades suíças deverão decidir dentro de duas semanas sobre a concessão do pedido, em veredicto do qual Rocha pode recorrer. Membro da Fifa, o dirigente da Nicarágua foi preso na manhã de 27 de maio em um hotel de luxo em Zurique, às vésperas do início do congresso da entidade.

As autoridades norte-americanas acusam Rocha e outros 13 dirigentes do futebol, entre eles o brasileiro José Maria Marín, e funcionários de empresas de marketing de suborno, crime organizado e outros delitos. Outras quatro pessoas se declararam culpadas.

Rocha está entre as seis pessoas que estão detidas em prisões em Zurique que lutam contra a extradição aos Estados Unidos. O ex-presidente da federação de futebol da Nicarágua supostamente aceitou subornos das agências de marketing esportivo em troca dos direitos de transmissão de torneios.

Tags: fifa corrupção marín julio rocha