Futebol Internacional

RÚSSIA

Ministro do Esporte russo assume federação de futebol do país para tentar apartar crise

Novo homem forte do futebol no país garantiu mais investimentos na modalidade

postado em 02/09/2015 10:32

AFP PHOTO / OLGA MALTSEVA
Em meio à crise por falta de verba e acusações de corrupção no processo que a elegeu sede da Copa do Mundo de 2018, a Rússia tem um novo homem forte no futebol. O ministro do Esporte do país, Vitaly Mutko, assumiu nesta terça-feira a federação local da modalidade depois de uma eleição na qual era o candidato único.

Mutko chega ao comando da União Russa de Futebol (RFU, na sigla em inglês) depois que o então presidente Nikolai Tolstykh foi retirado do cargo por uma comissão da entidade, em meio à grave crise econômica que ela atravessa. E mesmo com estes problemas financeiros, o novo homem forte do futebol local garantiu investimento na modalidade.

Em suas primeiras palavras como presidente da RFU, Mutko garantiu que elaborou um plano de apoio com o governo local que renderá cerca de 7 bilhões de rublos (R$ 370 milhões) para desenvolver o futebol no país.

"A coisa mais importante é pagar as dívidas da RFU, que são enormes. Não quero dramatizar a situação, mas estamos basicamente no limite de irmos à falência. O primeiro passo é ter certeza de que a RFU está indo na direção correta. Não é muito bom quando ninguém entende ninguém", declarou.

O dirigente se tornou o candidato único da eleição depois que o político local Igor Lebedev desistiu do pleito em julho. Desta forma, Mutko é o principal nome do esporte no país, já que seguirá no comando de seu ministério e liderando a preparação para receber o Mundial de 2018. Ele ainda ocupa um posto no Comitê Executivo da Fifa.

Tags: russia2018 Rússia Futebol Russo