Futebol Internacional

FUTEBOL INTERNACIONAL

Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia, vai sediar decisão da Liga dos Campeões em 2018

Partida acontecerá semanas antes do início da Copa do Mundo da Rússia. Os dois países vivem tensões políticas com guerra separatista há mais de dois anos

postado em 15/09/2016 10:38 / atualizado em 15/09/2016 10:45

Uefa/Divulgação
A Uefa anunciou que a decisão da Liga dos Campeões da Europa da temporada 2017/2018 será realizada em Kiev. Isso significa que a Ucrânia vai sediar o decisivo confronto algumas semanas antes da vizinha Rússia receber a Copa do Mundo.

O Comitê Executivo da Uefa confirmou nesta quinta-feira que o Estádio Olímpico de Kiev, com capacidade para 70 mil torcedores, será o palco da mais esperada partida entre clubes, que já está agendada para o dia 26 de maio de 2018.

Havia a expectativa de que a tensão política entre Rússia e Ucrânia pudesse barrar a definição de Kiev como palco do jogo, pois há potenciais riscos envolvendo a liberação de vistos para as autoridades russas e convidados da Gazprom, empresa de energia russa que patrocina a Uefa, mas a entidade acabou ignorando esses problemas.

A Rússia anexou a região de Crimeia da Ucrânia no início de 2014. Diante disso, inclusive, a Uefa tem realizado sorteios direcionados nas suas competições para evitar que as seleções e clubes ucranianos e russos se enfrentem desde julho de 2014.

A Uefa também determinou que a Supercopa da Europa, que envolve os vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa, será disputada em 14 de agosto de 2018 no Estádio Lillekula, em Tallinn, capital da Estônia, com capacidade para cerca de 10 mil espectadores.

A cidade francesa de Lyon está em negociações para sediar a final da Liga Europa de 2018, mas questões fiscais e de segurança ainda precisam ser resolvidas para que ocorra a confirmação. Uma decisão deve ser anunciada nos próximos dias.

Tags: rússia ucrânia kiev ligadoscampeões champions uefa