Futebol Internacional

CAMPEONATO ITALIANO

Juventus goleia Sampdoria e mantém vantagem de dois pontos na liderança do Italiano

Gols da Velha Senhora fora marcados por Mandzkic, Pjanic e Chiellini, duas vezes

postado em 26/10/2016 18:57 / atualizado em 26/10/2016 19:06

Marco Bertorello/AFP
Atual pentacampeã consecutiva, a Juventus se recuperou da derrota para o Milan em grande estilo. Nesta quarta-feira, a equipe de Turim contou com o apoio de sua pulsante torcida para vencer a Sampdoria, por 4 a 1, e manter a liderança do Campeonato Italiano.

No duelo válido pela 10ª rodada da competição, o croata Mario Mandzkic, o bósnio Miralem Pjanic e o zagueiro italiano Giorgio Chiellini, duas vezes, marcaram pela Velha Senhora. Patrik Schik diminuiu para a agremiação de Gênova.

Com o resultado, a Juventus alcançou os 24 pontos, dois a mais que a segunda colocada Roma, que derrotou de virada o Sassuolo, longe da capital nacional, por 3 a 1. O Napoli, por sua vez, jogou para o gasto e bateu o Empoli, por 2 a 0, em seus domínios, chegando aos 20 pontos e tomando o terceiro lugar do Milan.

Em busca do inédito hexacampeonato seguido, a Juventus volta a campo neste sábado, às 16h45 (de Brasília), para encarar o Napoli, novamente em Turim. Já a Sampdoria buscará a reabilitação no dia seguinte, às 17h45, diante da Inter de Milão, em Gênova.

O jogo – A Juventus precisou de apenas quatro minutos para obrigar a Sampdoria a abandonar sua estratégia de apenas se defender. Após cruzamento perfeito do colombiano Juan Cuadrado, o centroavante croata Mario Mandzukic testou firme no meio do gol, sem chances para o arqueiro Puggioni.

Cinco minutos depois, a situação da agremiação de Gênova ficaria ainda mais complicada: o zagueiro Giorgio Chiellini subiu mais alto que todo mundo depois de cobrança de escanteio e, de cabeça, anotou o segundo do time de Turim.

Restou à Sampdoria sair para o jogo em busca de diminuir o prejuízo. Os visitantes passaram a ocupar com mais frequência o campo de defesa da Juventus, mas sem criatividade conseguiu ameaçar a meta do goleiro brasileiro Neto em apenas uma oportunidade, em chute do atacante croata Ante Budimir.

Em busca da reação, a Sampdoria adiantou suas linhas para pressionar o time da casa e foi recompensada por isso aos 12 minutos da segunda etapa, quando Praet foi até a linha de fundo e cruzou à meia altura para Patrik Schik tocar no canto direito do gol, diminuindo a vantagem da Juventus.

Com o intuito de dar novo fôlego à sua equipe, o técnico da Sampdoria, Giampaolo, promoveu as entradas de Fabio Quagliarella e Luis Muriel nos lugares de Budimir e Schik, respectivamente. No entanto, todo o ímpeto dos visitantes se arrefeceu em pouco tempo.

Isso porque, aos 20, após jogada confusa dentro da área da Sampdoria, o bósnio Miralem Pjanic aproveitou rebote para estufar as redes do goleiro Puggioni: 3 a 1 para a Juventus, que marcaria o quarto gol nos minutos finais da partida. Aos 42, Cuadrado cobrou falta na cabeça de Chiellini. Da entrada da pequena área, o zagueiro testou em direção ao chão, marcando pela segunda vez no dia e decretando o triunfo em Turim.

Terremoto

Nesta quarta-feira, um terremoto de 5,5 de magnitude atingiu boa parte da Itália, interrompendo o jogo entre Pescara e Atalanta. Aos 31 minutos do primeiro tempo, os dois times empatavam sem gols quando um tremor foi sentido no Estádio Adriático-Giovanni Cornacchia, em Pescara.

A partida foi paralisada por alguns minutos, mas após o susto a arbitragem reiniciou o confronto. Com a bola rolando, a Atalanta venceu por 1 a 0, com gol de Mattia Caldara, feito aos 15 minutos do segundo tempo.

Veja abaixo os resultados da 10ª rodada do Campeonato Italiano:

Chievo 1 x 1 Bologna
Inter de Milão 2 x 1 Torino
Juventus 4 x 1 Sampdoria
Lazio 4 x 1 Cagliari
Napoli 2 x 0 Empoli
Pescara 0 x 1 Atalanta
Sassuolo 1 x 3 Roma

Tags: sampdoria juventus futitaliano campeonato italiano