Futebol Internacional

FUTEBOL INGLÊS

Casos de abuso sexual atingem 248 clubes da Inglaterra e geram escândalo no país

As investigações tiveram início após denúncia do ex-jogador Andy Woodward

postado em 19/01/2017 11:40 / atualizado em 19/01/2017 11:39

Divulgação
O escândalo de abuso sexual de crianças no futebol da Inglaterra já envolveu 248 clubes, citados nas investigações. A polícia já identificou 184 suspeitos e 526 possíveis vítimas. Os números constam de novo relatório, divulgado na quarta-feira pela polícia britânica. Os casos ocorreram a partir da década de 1970 e atingiram outros esportes.

As investigações tiveram início após o ex-jogador Andy Woodward ter revelado, em novembro passado, que foi abusado, quando menino, por um técnico de uma equipe juvenil. Na sequência, outros ex-profissionais do futebol inglês também disseram terem sido alvo de pedofilia. Até agora, 1.016 referências de abusos esportivos foram enviadas por uma organização de proteção infantil e pela polícia a detetives especializados.

No balanço divulgado no mês passado, a polícia havia informado 350 casos, com 126 suspeitos. O Conselho Nacional de Chefes de Polícia relatou que dos 248 clubes há desde equipes da primeira divisão do Campeonato Inglês, a atual Premier League, até times amadores. Mas foi feita a ressalva de que nem todos estão sob investigação.

A polícia disse que 22 das referências eram relacionadas a outros esportes, incluindo rúgbi, ginástica, artes marciais, tênis, luta, golfe, vela, atletismo, críquete e natação.

“Alegações de abusos sexuais não recentes são complexas, frequentemente exigem habilidades e conhecimentos especializados, e podem levar tempo para progredir”, disse Simon Bailey, chefe nacional de polícia sobre proteção infantil. “No entanto, todas as alegações e informações recebidas por forças policiais do país estão recebendo ação necessária”.