Futebol Internacional

LIGA DOS CAMPEÕES

Juventus segura o Barcelona e se garante nas semifinais da Liga dos Campeões

Após vencer jogo de ida por 3 a 0, Juve segurou 0 a 0 no Camp Nou

postado em 19/04/2017 18:00 / atualizado em 20/04/2017 00:26

 AFP / Marco BERTORELLO

O raio não caiu duas vezes no mesmo lugar. Nesta quarta-feira, o Barcelona entrou em campo para receber a Juventus, no Camp Nou, no jogo de volta das quartas de final da Liga dos Campeões, precisando de um milagre para reverter a desvantagem de três gols do duelo de ida. Apesar de atuar embalado por ter conseguido uma grande virada diante do PSG, ainda nas oitavas de final, desta vez o Barça não foi efetivo nas finalizações e acabou eliminado da competição após um empate em 0 a 0 com os italianos.

O Barcelona entrou em campo precisando reverter um 3 a 0 do jogo de ida, disputado na casa do adversário, e até teve suas chances para marcar, principalmente no segundo tempo. A Juventus, no entanto, mostrou solidez defensiva durante todos os 90 minutos e garantiu sua classificação sem grandes sustos ao segurar um empate sem gols.

Com a classificação, a Juventus espera agora o sorteio oficial da Uefa para saber quem será seu adversário nas semifinais da Liga dos Campeões. A cerimônia está marcada para a próxima sexta-feira, as 7h(de Brasília), em Nyon, na Suíça.



O jogo


Apesar da expectativa de uma forte pressão do Barcelona no início do jogo, a partida começou equilibrada, com a Juventus correndo poucos riscos. À vontade no jogo, a Velha Senhora conseguiu até ter superioridade nos primeiros minutos e criar a primeira boa chance.

Aos 12 minutos, Higuaín tentou o passe para Mandzukic e viu a defesa do Barcelona realizar o corte. A bola, porém, sobrou para o próprio argentino, que chutou para o gol e levou muito perigo, mandando por cima da meta.

Logo na sequência, aos 14, a Juve teve outra grande chance para marcar após contra-ataque puxado por Cuadrado. No entanto, no momento de tocar para Dybala, que vinha livre, o colombiano acabou sendo interceptado por Piqué, desperdiçando ótima oportunidade.

Aos poucos, porém, o Barça começou a aparecer no campo de ataque. Aos 19 minutos, Messi recebeu passe de Jordi Alba e dominou a bola com espaço na marca do pênalti. O argentino tentou finalizar no canto, mas mandou para fora, por muito pouco, perdendo uma grande chance.

O volume de jogo seguiu nos minutos seguintes. Aos 30 minutos, Messi assustou novamente o gol da Juventus. O argentino fez jogada pelo lado esquerdo e chutou firme. Desta vez, porém, Buffon apareceu para fazer a defesa. No rebote, o camisa 10 tentou novamente, mas mandou para fora.

Apesar dos lances de perigo do Barça, a Juve seguiu aparecendo no campo de ataque, e teve boa chance aos 37 minutos. Higuaín aproveitou boa enfiada de bola de Pjanic dentro da área e bateu de primeira. O chute saiu mascado e facilitou a defesa de Buffon.

O duelo voltou para o segundo tempo com o Barcelona aumentando seu ímpeto ofensivo, mas abrindo espaços para contra-ataques. Com isso, a Juventus quase matou o confronto aos quatro minutos. Cuadrado recebeu livre pela direita, invadiu a área e bateu mirando o canto. A bola tirou tinta da trave, mas foi para fora.

A pressão do Barcelona seguiu. Aos 12, Messi teve boa chance em cobrança de falta pela direita, mas mandou por cima do travessão.

A partir dos 20 minutos, porém, somente a equipe catalã assustou no ataque, perdendo chances incríveis. Aos 21, Messi recebeu dentro da área e mandou por cima, perdendo oportunidade inacreditável. Já aos 27, foi a vez de Sergi Roberto tentar de fora e tirar tinta da trave, não entrando novamente por muito pouco.

Com o fim do jogo se aproximando, a pressão do Barça se tornou desespero. Com isso, a Juventus esteve mais perto de marcar nos contra-ataques do que os donos da casa em suas investidas ofensivas.

A última chance veio em chute de Lemina, aos 39, que enganou o goleiro Ter Stegen e não entrou por muito pouco. A oportunidade desperdiçada, porém, não fez a falta, e a Juventus pôde comemorar uma classificação importantíssima no Camp Nou.


 AFP / Marco BERTORELLO

 

FICHA TÉCNICA

BARCELONA 0X0 JUVENTUS

Local: Camp Nou, em Barcelona (ESP)

Data: 19 de abril de 2017, terça-feira

Horário: 15h45 (de Brasília)

Árbitro: Björn Kuipers (HOL)

Assistentes: Sander van Roekel (HOL) e Erwin Zeinstra (HOL)

Público: 96.290 presentes

Cartões Amarelos: Iniesta e Neymar(Barcelona); Chiellini e Khedira(Juventus)

Cartões Vermelhos: Nenhum

GOLS: Nenhum

BARCELONA: Ter Stegen; Sergi Roberto(Mascherano), Piqué, Umtiti e Jordi Alba; Busquets, Rakitic(Paco Alcácer) e Iniesta; Messi, Neymar e Suárez

Técnico: Luis Enrique

JUVENTUS: Buffon, Daniel Alves, Bonucci, Chiellini e Alex Sandro; Khedira, Pjanic, Cuadrado(Lemina), Dybala(Barzagli) e Mandzukic; Higuaín(Kwadwo Asamoah)

Técnico: Massimiliano Allegri

 

Tags: neymar ligadoscampeoes espanholfut barcelona italianofut juventus