Futebol Internacional

CAMPEONATO ITALIANO

Roma vence o Genoa em despedida de Totti e garante vice-campeonato na Itália

Resultado garantiu a vaga direta na próxima liga dos campeões

postado em 28/05/2017 15:10 / atualizado em 28/05/2017 15:17

Divulgação/Roma
Uma das mais bonitas relações entre jogador e clube se encerrou na tarde deste domingo. No Estádio Olímpico de Roma, Francesco Totti se despediu dos gramados após 24 anos de lealdade à camiseta giallorossi. E com grande estilo. Vindo do banco, Il Capitano entrou em campo para ajudar sua equipe a vencer o Genoa por 3 a 2 e garantir o vice-campeonato italiano da temporada - além da vaga direta na próxima Liga dos Campeões.

Em outro extremo da linha do tempo, quem abriu o placar na partida foi Pietro Pellegri, do Genoa, de apenas 16 anos, nascido no ano em que Totti conquistou seu primeiro e único título do Campeonato Italiano pela Roma: 2001.

O jogo teve contornos épicos, com a Roma buscando a vitória já aos 45 minutos do segundo tempo, após bela jogada aérea e forte arremate de Perotti. O gol tardio garantiu a segunda posição, uma vez que o Napoli também venceu por 4 a 1 e estava se sagrando vice-campeão italiano.

O Jogo

Estragando a festa no Estádio Olímpico, o gol do Genoa saiu logo aos três minutos do primeiro tempo. Pellegri, de apenas 16 anos, fez jogada individual e chutou forte, ao entrar na área, para abrir o placar. O italiano foi o primeiro jogador nascido nos anos 2001 a marcar um gol na séria A do Campeonato Italiano.

Sete minutos mais tarde, a Roma conseguiu arquitetar uma boa jogada pelo lado esquerdo e Dzeko foi acionado na pequena área. O artilheiro bósnio não titubeou e chutou para o fundo das redes. 1 a 1 na capital italiana.

Aos oito minutos, o momento tão esperado por todo o estádio: Il Capitano Francesco Totti vestiu as braçadeiras de capitão mais uma vez e entrou em campo no lugar de Salah para sua última partida como jogador da Roma.

E o craque se mostrou efetivo. Dez minutos mais tarde, com um cruzamento magistral, Totti colocou a bola na cabeça de El Shaarawy e o atacante subiu mais alto para cabecear bem. Bem posicionado e com grande agilidade, Lamanna defendeu e mandou para o escanteio.

Aos 19, Dzeko recebeu bola alongada na lateral e, frente a frente com o goleiro, rolou para trás. Na entrada da pequena área, Totti chegou inteiro para bater, mas De Rossi chegou antes e disparou um petardo para furar a defesa de Lamanna e virar a partida para a Roma.

Mas a felicidade romanesca não durou muito. Aos 24, Laxalt carregou a bola pelo lado esquerdo do ataque e cruzou na área da Roma. Mal no lance, o goleiro Szczesny não foi na bola e Lazovic aproveitou o vacilo para testar e empatar novamente o marcador.

Na sequência, em contra-ataque rápido, Lazovic partiu em velocidade e saiu cara a cara com Szczesny. Desta vez, contudo, o goleiro polonês foi melhor e desviou o toque do adversário. A bola ainda resvalou na trave e voltou nos pés de Lazovic. Já sem ângulo, o sérvio tentou tocar para trás, mas a defesa da Roma afastou.

Com requintes dramáticos, aos 45 minutos, Naiggolan alçou a bola na área, e, após dois toque de cabeça e uma ajeitada de Dzeko, Perotti chutou firme, de perna esquerda, para sacramentar o resultado e a festa da Roma.