DA ARQUIBANCADA

Nem o Guardiola resolve

Ainda dá tempo de colocar o trem nos trilhos e mudar o rumo da viagem, mas é hora de reagir com rapidez e eficiência dentro e fora de campo

postado em 01/07/2016 12:00 / atualizado em 01/07/2016 08:37

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
O problema do América não é orçamentário e nem de treinador. O problema do América são os jogadores ruins de bola contratados pela diretoria. Com zagueiros lentos e sempre mal posicionados, como Artur, Sueliton e Adalberto, nem o Guardiola resolve os problemas do Coelhão. E quem foi mesmo que assinou os contratos, fazendo uso errôneo dos milhões da cota de TV, dos milhões da venda de Richarlison, das verbas de patrocinadores e dos lucros com o patrimônio? Das 12 partidas disputadas na competição, em sete delas (Fluminense, Chapecoense, Internacional, Botafogo, Palmeiras, Atlético, Corinthians) o Coelho foi derrotado por erros grotescos de zagueiros, laterais e meio-campistas: 21 pontos que foram para o espaço por incompetência dos responsáveis pela contratação de atletas que já provaram não ter condições técnicas de disputar a Primeirona do Brasileirão.

Pelo menos, nos casos de Raul, Artur, Romário, Barbio, Maranhão e Rafael Bastos, a diretoria contratou mal, mas acertou quando os dispensou. Já é alguma coisa, mas pouquíssimo para quem já deveria ter aprendido a lição do fracasso em 2011, quando não fizeram os investimentos necessários ao fortalecimento do time e o resultado da omissão foi o retorno à Série B, na qual o clube permaneceu por longos quatro anos. Em 2016, os dirigentes vão deixar a triste história se repetir? Com zagueiros e meio-campistas sem a qualidade e o empenho que deles se espera, o caminho da vaca indo para o brejo começa a ficar nítido. Infelizmente.

Ainda dá tempo de colocar o trem nos trilhos e mudar o rumo da viagem, mas é hora de reagir com rapidez e eficiência dentro e fora de campo. Do lado de fora, dirigentes têm de contratar bons zagueiros e meio-campistas com urgência. Dentro, o português Sérgio Vieira precisa enxergar o que os torcedores estão a ver claramente: com o respeito que merece o profissional exemplar que ele é, Leandro Guerreiro não tem mais força física para ser titular absoluto. E Claudinei, Juninho, Eduardo, Tiago Luís, Ernandes e Alan Mineiro são apenas medianos, não marcam e não criam como deveriam marcar e criar se fossem acima da média. Ao serem escalados para atuar juntos, espero que Gílson, Pablo e Tony consigam melhorar o setor.

O doente ainda não está no CTI, mas o doutor Sérgio Vieira deveria ousar no tratamento de cura e injetar de vez o sangue jovem dos garotos da base na defesa, no meio-campo e no ataque: passa da hora de Messias, Roger, Cristhian, Makton, Xavier, Matheusinho e Vitinho serem realmente testados em treinos e jogos, misturando sua vontade de vencer à experiência dos demais. Assisti a Grêmio 3 x 2 Santos. Grêmio (21 pontos, terceiro colocado) e Santos (19 pontos, sexto) têm vários garotos da base em seus times. Por que dirigentes e treinadores gremistas e santistas incorporam os pratas da casa e no América (8 pontos, 20º) isso parece proibido de acontecer? Se a mentalidade não mudar dentro e fora de campo, nem o Guardiola dará solução aos problemas do América.

Tags: americamg