MMA

OPINIÃO

Anderson Silva sobre superlutas no UFC: 'Alguém vai acabar sendo prejudicado'

Astro do MMA tem interesse em disputar superluta, mas sabe que pode correr riscos

postado em 20/03/2013 13:45 / atualizado em 20/03/2013 14:12

Photo by Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Desde a ascensão de Jon “Bones” Jones na categoria do meio-pesados, em 2011, os fãs de MMA não se cansam de especular uma possível superluta entre o fenômeno norte-americano e o campeão dos médios do UFC e melhor lutador da atualidade, Anderson Silva. Recentemente, outro combate histórico foi cogitado pelo próprio “Spider”. Ele afirmou que gostaria de enfrentar o canadense Georges St-Pierre, dono do cinturão dos meio-médios e terceiro colocado no ranking peso por peso.

Em entrevista ao site Lance!Net, Anderson Silva reiterou o interesse em encarar GSP, no entanto, ele admitiu que o combate poderia prejudicar a carreira do atleta perdedor e, inclusive, acabar com o status de ídolo do esporte.

“Superlutas são coisas que todos querem ver. Na minha opinião, você acaba deixando algo no ar que pode ser bom e que pode não ser. Por exemplo: uma luta entre Anderson Silva e Georges St-Pierre é uma luta legal, que muita gente quer ver. Mas você tem ídolos dentro do UFC. Alguém vai acabar sendo prejudicado. É aquela coisa de você construir os ídolos para o seu evento e destruí-los depois. Mas é natural. Quem sabe não acontece uma possível superluta entre atletas que estão se destacando?”, ponderou.

Campeão dos médios desde outubro de 2006, quando derrotou Rich Franklin, Anderson Silva já defendeu seu cinturão 10 vezes no UFC. Georges St-Pierre, por sua vez, conquistou o título – pela segunda vez na carreira -, em abril de 2008 ao bater Matt Serra. De lá para cá, o canadense acumulou oito triunfos contra desafiantes na divisão dos meio-médios. Já Jon Jones, que obteve a glória máxima da organização ao vencer Maurício “Shogun”, em março de 2011, derrotou em seguida quatro adversários que cobiçaram seu prêmio.

Mais experiente que GSP e Jon Jones, Anderson Silva avaliou os seus possíveis oponentes em uma superluta. “GSP é um grande estrategista. Luta dentro das regras. Ele não é nada muito anormal. É um cara completo, mas luta muito com a regra do esporte. Jon Jones é um garoto novo, que está trilhando uma carreira fantástica, que tem tudo para se tornar uma lenda viva desse esporte”.

O próximo compromisso de Anderson Silva no UFC será contra Chris Weidman, na edição 162, no dia 6 de julho, na MGM Grand Arena, em Las Vegas, nos Estado Unidos.

Tags: luta combate ultimate ufc jones jon pierre st geoges silva anderson