MMA

UFC FIGHT NIGHT 49

UFC retorna a Tulsa após quase 20 anos com brasileiro diante de ex-campeão na luta principal

Rafael dos Anjos terá desafio de bater Ben Henderson no main event da noite

postado em 23/08/2014 08:01

Vicente Ribeiro /Superesportes

Mike Roach/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Depois de quase 20 anos de espera, finalmente o Ultimate Fighting Championship retornou a Tulsa, em Oklahoma (EUA). O UFC Fight Night 49, neste sábado, a partir das 20h (de Brasília), com cobertura em tempo real do Superesportes, reservará aos fãs 11 combates no BOK Center. E um brasileiro será protagonista, o carioca Rafael dos Anjos, que terá o desafio de enfrentar o ex-campeão dos leves, Ben Henderson, na luta principal da noite.

Será a segunda visita do UFC a Tulsa, depois de longa espera. Em 16 de dezembro de 1994, nos primórdios do MMA, a organização esteve na cidade para o UFC 4: Revenge of the Warriors. Na ocasião, o Expo Square Pavillon recebeu quase 6 mil fãs para o evento, que teve Royce Gracie derrotando Dan Severn por finalização com triângulo, conquistando o torneio. As lutas ainda não tinham limite de rounds ou de tempo, tanto que o brasileiro venceu com 15min49 de combate.

Com mais visibilidade e lucro que naquela época, o UFC retorna a Tulsa para mais um evento da série Fight Night. E um brasileiro será centro das atenções, ao lado de um ex-campeão. Em comum, o fato de serem dois atletas bem ranqueados e mirando chegar ao topo. Ben Henderson é o primeiro na lista dos 15 melhores do peso leve, abaixo apenas do dono do cinturão, Anthony Pettis. Já Rafael dos Anjos está em quinto lugar e busca engatar nova sequência positiva.

Outro ponto em comum é o fato de os dois terem vencido as últimas lutas. Depois de perder o cinturão para Anthony Pettis no UFC 164, finalizado com chave de braço, Ben Henderson bateu Josh Thomson e Rustam Khabilov e ganhou novo impulso. Rafael dos Anjos teve nada menos que cinco triunfos seguidos, mas teve a série interrompida pelo russo Khabib Nurmagomedov. O brasileiro se recuperou ante Jason High, com nocaute técnico no segundo round, e espera subir na divisão para ganhar o sonhado ‘title shot’.

Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Mais brasileiros

O Brasil terá mais três representantes no octógono em Tulsa. Ainda no card principal, o carioca Thales Leites, que voltou bem à organização, ganhando as três lutas disputadas, tenta ampliar a sequência diante do francês Francis Carmont, que vem de duas derrotas. O duelo será pelo peso médio, e o brasileiro, número 15 no ranking da divisão, espera ter nova chance de lutar pelo cinturão – ele enfrentou o então campeão Anderson Silva e perdeu por pontos na edição 97(em 2009).

O UFC Fight Night 49 marcará a estreia de mais um brasileiro. O baiano Valmir Lázaro, o Bidu, terá a primeira chance no peso leve da organização, diante de James Vick. Natural de Salvador, ele treina na equipe Nova União, no Rio de Janeiro, e tem cartel de 12 triunfos e duas derrotas no MMA.

No card preliminar, logo na primeira luta da noite, Wilson Reis medirá forças contra Joby Sanchez. O brasileiro tem duas lutas na organização, com vitória sobre Ivan Menjivar na estreia, por decisão unânime, no UFC 165, e derrota para Iuri Marajó, também por pontos (decisão dividida), em Jaraguá do Sul. O faixa-preta de jiu-jítsu enfrentaria Tim Elliot, que acabou substituído pelo estreante Sanchez.
{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2014/08/22/5854/20140822221836883064i.JPG', 'id_content': 2879286L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/1,736/2014/08/22/galeria_mma,5854/imagens-da-pesagem-do-ufc-em-tulsa.shtml', 'titulo_destaque': 'Imagens da pesagem do UFC em Tulsa', 'id_pk': 5854L, 'id_conteudo': 2879286L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Imagens da pesagem do UFC em Tulsa', 'id_treeapp': 736, 'descricao_destaque': 'Confira os atletas na balan\xe7a para o UFC Fight Night 49', 'schema': 'foto_126510467054'}


UFC Fight Night 49

Neste sábado, às 20h (horário de Brasília)
BOK Center, em Tulsa (EUA)
Acompanhe o relato em tempo real das lutas no Superesportes

Card principal


Ben Henderson x Rafael dos Anjos
Myke Pyle x Jordan Mein
Francis Carmont x Thales Leites
Max Holloway x Mirsad Bektic
Valmir Lázaro x James Vick
Chas Skelly x Tom Niinimaki

Card preliminar


Neil Magny x Alex Garcia
Beneil Dariush x Tony Martin
Aaron Phillips x Matt Hobar
Chris Heatherly x Ben Saunders
Wilson Reis x Joby Sanchez

Tags: peso leve luta principal ben henderson Rafael dos Anjos ufc fight night 49 carioca bendo brasileiros tulsa ufc