MMA

CASO RENAN BARÃO

Dedé Pederneiras fala sobre incidente com Renan Barão: "Foi o pior dia da minha carreira"

Técnico diz que foi a primeira vez que um atleta seu foi retirado de um evento

postado em 02/09/2014 10:00 / atualizado em 02/09/2014 09:57

Redação /Superesportes

Alexandre Loureiro/Inovafoto

O incidente com Renan Barão chocou todo o mundo do MMA. O brasileiro passou mal horas antes da pesagem do UFC 177, teve que ser hospitalizado e retirado do card do evento em Sacramento, na Califórnia. Por causa disso, o potiguar não lutou na revanche com TJ Dillashaw, além de perder sua bolsa do evento e prestígio na organização.

Mas a situação foi constrangedora até para o técnico do lutador brasileiro, Dedé Pederneiras. O líder da Nova União disse que o episódio marcou o pior dia de sua carreira e avisou que isso nunca tinha acontecido.

“Com certeza foi o pior dia da minha carreira, mais do que a perda do cinturão, mais do que qualquer outra coisa. Não posso dizer que foi o pior dia da minha vida, porque nada se compara a perda de um familiar, e eu já perdi meu pai, mas com certeza foi o pior dia profissional. Em 18 anos de carreira, foi a primeira vez que isso aconteceu isso comigo. Desde meu primeiro atleta no UFC, o Rafael Carino, eu venho acompanhando atletas e todas as vezes em que estava nunca tive um atleta que apagou e teve que ser retirado de um duelo por não ter condições de lutar”, disse o técnico, em entrevista ao programa Mundo da Luta.

O técnico não culpou o método adotado para o lutador perder peso e disse que Barão precisa de mais tempo de descanso entre uma luta e outra. “Agora vamos fazer uma série de baterias com o Renan Barão para tentar entender o que deu errado, já que a planilha estava sendo seguida corretamente, dentro do planejado. Muita gente está perguntando se o Barão mudou a forma como perdeu o peso, mas essa foi a fórmula exata que fizemos em todos os camps até hoje, menos no último que ele chegou mais leve, mas acreditamos que não era o ideal, por isso voltamos a forma antiga. Acho que o Barão precisa de um tempo maior entre uma luta e outra para não fazer esses sucessivos treinos e desgastes no corte. Mas vamos fazer os exames médicos e esperar”, completou.

Após o episódio, o presidente do UFC, Dana White, ficou bastante irritado com a situação, já que não pôde realizar a grande revanche da temporada do Ultimate. O mandatário sugeriu que Barão e seu companheiro de time, José Aldo, subam de categoria para não terem tantos problemas na hora de perder peso. A ideia foi rebatida por Dedé.

“Sobre Aldo e Barão subirem de categoria e até mesmo lutarem, quem tem boca fala o que quer. Não acho que a Nova União esteja sendo perseguida, até porque senão não teríamos tantos atletas dentro do UFC. Mas falando como homem de negócios, é mais interessante ter um campeão loirinho, americano, que saiba falar inglês, do que um brasileiro que não saiba falar inglês. Mas não vejo nenhum tipo de perseguição, não. Agora é digerir tudo que aconteceu e seguir em frente. Barão está com muita vontade, tinha feito um camp perfeito, sem lesões, e por isso ficou muito chateado. Vamos voltar mais fortes”, concluiu.

Tags: Dana White Renan Barão Dedé Pederneiras UFC 177 ufc ufc