MMA

WANDERLEI SILVA

Em vídeo, Wanderlei Silva anuncia aposentadoria e detona UFC: 'Me tiraram a vontade de lutar'

Cachorro Louco encerra carreira e critica organização por falta de respeito aos atletas

postado em 19/09/2014 20:17 / atualizado em 19/09/2014 22:00

Redação /Superesportes

Reprodução/youTube
Aos 38 anos, Wanderlei Silva anunciou a aposentadoria do MMA. Mas o Cachorro Louco, ex-campeão do extinto Pride e um dos principais nomes das artes marciais mistas, encerrou a carreira de forma polêmica. Em vídeo postado em seu canal no YouTube, o Axe Murderer, como é conhecido do público nos EUA, não poupou críticas ao Ultimate Fighting Championship e disse que a organização lhe tirou a vontade de continuar lutando.

"Pra mim deu. Quero agradecer a vocês, meus fãs, que sempre estiveram comigo em uma história maravilhosa. Houve momentos indescritíveis junto com vocês e que nenhum dinheiro paga ou dirigente tira. É o único prêmio que o lutador tem, são vocês, que continuem apoiando nossos atletas, todos eles, continuem incentivando. A única coisa que fica é o seu aplauso, o resto é tudo ilusão”, declarou Wand no vídeo, sem esconder a emoção.

Em outros trechos, Wanderlei Silva recordou momentos marcantes na carreira e disse que sempre se expôs a lesões e que algumas deles ainda o estavam atrapalhando. Mas a parte que mais chamou a atenção foi o ataque do lutador ao UFC, a quem culpou pela falta de interesse em continuar atuando no octógono. “Vocês não respeitam a gente como lutador, como nada. Jogam os fãs contra a gente com declarações infames. O que nos sobra? Acabar a carreira, tomar um chute na bunda, ser escrachado pela mídia e ter os fãs contra”, criticou o Cachorro Louco.

Confira, na íntegra, o vídeo de Wanderlei Silva



Orgulho no Pride e polêmicas no UFC

Profissional desde 1996, Wanderlei Silva disputou 49 lutas na carreira, acumulando 35 vitórias, 12 derrotas, um empate e um no contest (sem resultado). Nascido em Curitiba, ele lutou pela primeira vez pelo UFC em 1998, quando foi nocauteado de forma fulminante por Vitor Belfort, em apenas 44 segundos. Na ocasião, o Ginásio da Portuguesa, em São Paulo, recebeu o primeiro evento da organização no Brasil. O Cachorro Louco se destacou mesmo no Pride, no Japão, conquistando o título do peso médio, com duelos memoráveis contra atletas renomados como Kazushi Sakuraba, Mirko Cro Cop, Dan Henderson, Quinton Rampage Jackson, Ricardo Arona, Mark Hunt e outros. O paranaense foi para o UFC em 2007 e teve desempenho irregular, ganhando cinco confrontos e perdendo sete, somando todas as passagens pela franquia. Na última participação no octógono, nocauteou Brian Stann em março de 2013, retornando ao palco onde se consagrou, a Saitama Super Arena, no Japão, para o UFC on Fuel TV 8.

Wanderlei Silva foi duas vezes técnico do The Ultimate Fighter Brasil, na primeira edição, ao lado de Vitor Belfot, e na terceira temporada, com o desafeto Chael Sonnen. Nas finais do TUF Brasil 1, no Mineirinho, em junho de 2012, Wand enfrentaria o Fenômeno no duelo dos treinadores, mas o carioca teve fratura na mão e acabou substituído por Rich Franklin, que derrotou o brasileiro por decisão unânime, frustrando os quase 17 mil presentes no ginásio em BH. No TUF Brasil 3, o Cachorro Louco teve uma série de polêmicas com o norte-americano, se envolveu em confronto físico e acabou tendo a luta contra Sonnen cancelada, por fugir de um teste antidoping surpresa nos EUA. O falastrão acabou pego em dois exames e anunciou a aposentadoria do octógono.

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2013/03/04/3618/20130304124620703884o.png', 'id_content': 2133152L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/1,736/2013/03/04/galeria_mma,3618/wanderlei-silva-x-brian-stann.shtml', 'titulo_destaque': 'Wanderlei Silva x Brian Stann', 'id_pk': 3618L, 'id_conteudo': 2133152L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Wanderlei Silva x Brian Stann', 'id_treeapp': 736, 'descricao_destaque': 'Relembre, em fotos, a vit\xf3ria de Wanderlei Silva sobre Brian Stann na luta principal do UFC on Fuel TV 8, na Super Saitama Arena, no Jap\xe3o.', 'schema': 'foto_126510467054'}

Tags: ufc aposentadoria crítica vídeo youtube wanderlei silva cachorro louco Axe Murderer