MMA

DOPING

Rony Jason é flagrado em exame antidoping no UFC em Goiânia e recebe longa suspensão

Brasileiro testou positivo para diurético que é usado para encobrir outras substâncias

postado em 18/06/2015 12:08 / atualizado em 18/06/2015 13:51

Josh Hedges/Zuffa LLC/Getty Images
Rony Jason foi flagrado em exame antidoping realizado após o UFC Fight Night 67, em Goiânia, no fim do mês passado. O anúncio foi feito pela Comissão Atlética Brasileira de MMA, nesta quinta-feira. O campeão do primeiro TUF Brasil testou positivo para a substância hidroclorotiazida, que é proibida pelo código mundial de dopagem (WADA), e recebeu suspensão de nove meses.

Rony Jason competiu no UFC em Goiânia contra o norte-americano Damon Jackson e venceu por finalização, em apenas 3min31seg de luta. No entanto, devido ao caso de doping, o triunfo do cearense no combate será transformando em No Contest (sem resultado). No Ultimate, o lutador soma cinco vitórias em sete confrontos.

O diurético que foi detectado no exame de Jason é usado para encobrir outras substâncias proibidas. O lutador tem até cinco dias para pedir a contraprova e terá de arcas com os custos do novo exame. Em postagem nas redes sociais, Jason negou o uso da susbtância.

“Já fui prejudicado uma vez, na luta contra Robbie Peralta. Mas, desta vez, não vai acontecer. Vou recorrer, acionar meus advogados, para mostrar que, realmente, eu não uso nada. Não adepto a nenhum método ilícito para perder peso. Já tenho dez lutas no UFC, sendo sete fora do TUF. O presidente do UFC já havia entrado em contato comigo para lutar em um card em São Paulo, então pretendo resolver isso o quanto mais rápido possível. Continuo treinando, mas estou triste. Não vou pedir desculpas por uma coisa que eu não fiz. Não uso, não usei, não sou adepto. Sou um atleta limpo”afirmou.

O caso de Rony Jason aumenta a lista de lutadores flagrados somente neste ano- Anderson Silva, Hector Lombard, Nick Diaz e Jorge Blade são alguns casos. Com a recorrência, o UFC criou novo sistema de antidopagem e promete maior rigidez no controle em ação em parcerias com as comissões atléticas.

Veja o comunicado da Comissão Brasileira sobre doping de Jason

A Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) informa que todos lutadores foram submetidos aos exames de controle anti-doping para detectar a presença de agentes anabólicos, diuréticos/agentes mascarantes, estimulantes e canabinóides, no UFC Fight Night Condit vs. Alves realizado em Goiânia/GO no dia 30 de maio de 2015.

O atleta Rony Mariano Bezerra de Lima teve o resultado do seu exame como adverso para o diurético hidroclorotiazida, substância proibida pelo código mundial de controle de dopagem (WADA). O atleta será suspenso por nove meses, retroativo à 30/05/2015, e o resultado de sua luta será revertido para “no-contest”. Os demais atletas tiveram resultados negativos em seus respectivos exames

Todos os exames foram coletados por um DCO (Doping Control Officer) certificado pela WADA/ABCD e enviados para um laboratório credenciado pela WADA em Los Angeles, CA/EUA.

Tags: doping ufc goiania rony jason