MMA

DESPEDIDA

Minotauro anuncia aposentadoria e atuará no desenvolvimento de jovens atletas no UFC

Big Nog se despede do octógono para contribuir na formação de lutadores

postado em 01/09/2015 17:34 / atualizado em 01/09/2015 19:49

Reprodução/Instagram
Esta terça-feira, 1º de setembro, marcou o desfecho da carreira de uma das ‘lendas’ do MMA. Aos 39 anos, Rodrigo Minotauro anunciou oficialmente a aposentadoria, em entrevista coletiva no Rio de Janeiro. O Big Nog atuará como Embaixador de Relacionamento com Atletas do UFC, e esteve acompanhado do presidente e diretor geral do Ultimate Fighting Championship no Brasil, Giovani Decker.

Campeão interino dos pesos pesados do UFC, em 2008, Minotauro marcou época primeiro no PRIDE, no Japão, pelo qual ganhou o cinturão linear e o interino da mesma categoria em 2001, e teve grandes duelos contra Bob Sapp, Mirko Cro Cop e Fedor Emelianenko. Ele deixou o MMA com cartel de 34 vitórias, dez derrotas e um empate. E é apontado como um dos principais nomes do jiu-jitsu entre os pesados, tanto que conquistou 22 triunfos por finalização.

Minotauro aceitou o convite do UFC e vai trabalhar com jovens atletas em várias regiões do Brasil, como a ligação da organização entre lutadores, patrocinadores, mídia e órgãos governamentais. No novo cargo, o Big Nog atuará como um mentor no desenvolvimento de revelações do MMA nacional, que poderão chegar ao Ultimate Fighting Championship no futuro.

“Para mim é um grande prazer e uma honra continuar meus laços com o UFC. Sempre tive a paixão de acompanhar o desenvolvimento de novos atletas e é isso que desejo continuar fazendo. Quero ajudar a disseminar o MMA por todo o mundo e dar minha contribuição para o surgimento e desenvolvimento de jovens talentos. Agradeço a confiança que Dana White e que Lorenzo e Frank Fertitta estão depositando em mim, e creio que com muito trabalho vamos alcançar grandes resultados juntos. Eu sei que posso, e vou, contribuir muito para o crescimento do nosso esporte fora do Octógono”, declarou a ‘lenda’.

Por meio de comunicado no UFC, Dana White ressaltou a carreira de Minotauro e destacou o fato de o ícone do MMA nacional continuar trabalhando na companhia. “Minotauro é uma lenda no MMA. Ele é respeitado por lutadores e fãs por todo o mundo. Tem sido uma honra assisti-lo competir e estou feliz pela sua aposentadoria. Ele será um trunfo enorme para o UFC, atletas e para o esporte como Embaixador. Mal posso esperar para trabalhar com ele nesse novo capítulo de sua vida”, festejou o dirigente.

Além de lutador, Minotauro se transformou em empresário de sucesso. Ao lado do irmão gêmeo, Rogério Minotouro, ele fundou o Instituto Irmãos Nogueira, entidade voltada para crianças carentes usando o MMA como inclusão social. E ainda montou uma rede de academias, a Team Nogueira, que conta com 33 filiais, incluindo unidade em Dubai, nos Emirados Árabes. Em três anos, a franquia alcançou a marca de dez mil alunos.

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2015/09/01/7253/20150901181308826964a.JPG', 'id_content': 3171660L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/1,736/2015/09/01/galeria_mma,7253/trajetoria-de-minotauro-no-ufc.shtml', 'titulo_destaque': 'Trajet\xf3ria de Minotauro no UFC', 'samesite': True, 'id_pk': 7253L, 'id_conteudo': 3171660L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Trajet\xf3ria de Minotauro no UFC', 'id_treeapp': 736, 'descricao_destaque': 'Confira, em imagens, como foram as lutas de Rodrigo Minotauro no UFC', 'schema': 'foto_126510467054'}

Tags: minotauro ufc embaixador atletas lutadores aposentadoria cargo rodrigo minotauro dana white giovani decker big nog