MMA

UFC 197

UFC anuncia duas disputas por cinturão para badalado evento em Las Vegas, em abril

Edição marca retorno de Jon Jones em revanche contra Daniel Cormier pelo título dos meio-pesados; na luta coprincipal, Demetrious Johnson encara campeão olímpico

postado em 07/02/2016 02:42 / atualizado em 08/02/2016 23:26

Divulgação/UFC

O Ultimate Fighting Championship anunciou, na madrugada deste domingo, duas disputas por cinturão para a edição 197, em 23 de abril, em Las Vegas. O evento no MGM Grand Garden terá como grande atração a revanche entre Daniel Cormier e Jon Jones, pelo cinturão dos meio-pesados. Já na luta coprincipal da noite, Demetrious Johnson defende o título do peso mosca contra Henry Cejudo.

O UFC 197 marcará o retorno de Jon Jones ao octógono. Recordista em defesas de título nos meio-pesados, ‘Bones’ só perdeu o posto de campeão devido a excesso de confusões fora do cage – incluindo flagra em exame antidoping por uso de cocaína e fuga após causar acidente de trânsito em Albuquerque, no qual feriu uma jovem grávida. Além da perda do cinturão, ele foi sentenciado pela Justiça a 18 meses em liberdade condicional.

Jones e Cormier se enfrentaram em janeiro do ano passado, em clima de muita hostilidade. A vitória por decisão unânime marcou a última das oito defesas de cinturão bem-sucedidas de ‘Bones’ e o fim da invencibilidade de DC nas artes marciais mistas. O ex-campeão soma 21 triunfos em 22 combates na carreira. O atual dono do cinturão tem 17 vitórias e somente um revés – imposto, justamente, pelo arquirrival.

Daniel Cormier conquistou o cinturão vago dos meio-pesados ao bater Anthony Johnson, em maio do ano passado, com vitória por finalização. Em outubro, o lutador da AKA teve sucesso na primeira defesa de título, com triunfo sobre Alexander Gustafsson, em outubro, por decisão dividida.

Johnson x Cejudo


Campeão absoluto do peso mosca, Demetrious Johnson coloca o cinturão em jogo pela oitava vez. O desafiante do ‘Mighty Mouse’ será um medalhista de ouro olímpico no wrestling e ainda invicto no MMA: Henry Cejudo. O ‘Mensageiro’, como é apelidado, tem dez vitórias no cartel, incluindo quatro pelo Ultimate. No último combate, ele superou o brasileiro Jussier Formiga, por decisão dividida dos juízes.

Mais experiente na modalidade, Demetrious Johnson detém 23 vitórias em 26 lutas profissionais. Atual segundo colocado no ranking peso por peso do UFC – liderado por Jon Jones –, o campeão defendeu o título pelo última vez em setembro de 2015, em revanche contra John Dodson, vencido por pontos.

Divulgação/UFC

Tags: henry cejudo daniel cormier jon jones ufc 197 demetrious johnson