MMA

UFC

Cruz deseja trilogia contra Faber por cinturão do UFC e provoca: 'Sou tudo que restou a ele'

Campeão quer dar 'última chance' ao California Kid e por ponto final à longa rivalidade

postado em 11/02/2016 11:07 / atualizado em 11/02/2016 11:27

Getty Images

Novamente campeão do peso galo do Ultimate Fighting Championship, Dominick Cruz planeja ter o arquirrival Urijah Faber como primeiro desafiante pelo cinturão. O ‘Dominator’, que recuperou o título ao bater TJ Dillashaw por pontos, no UFC em Boston, em janeiro, deseja trilogia contra ‘California Kid’ para colocar ponto final à rivalidade iniciada ainda nos tempos de WEC.

“Eu gosto dessa luta. Eu deveria ter enfrentado Faber no UFC 148 (em 2012), mas eu me lesionei, e a luta foi cancelada. Estamos construindo essa rivalidade há dez anos. Embora ele não seja o cara mais relevante do mundo, acredito que, mesmo assim, seria uma boa luta. Ele traz alguns elementos para luta e ainda possui a mentalidade de campeão. Vou pará-lo e coloca-lo para fora da divisão”, declarou ao MMA Junkie.

Urijah Faber e Dominick iniciaram a rivalidade em 2007, em duelo pelo título dos galos do WEC. À época campeão, o ‘California Kid’ venceu o duelo finalização, logo a 1min38seg do primeiro round, e impôs a única derrota no cartel do ‘Dominator’ até hoje. Cruz só conquistou o título três anos mais tarde, com vitória sobre Brian Bowles, e migrou para o UFC – que havia comparado a organização - já como campeão. Na primeira defesa de cinturão no Ultimate, em 2011, ele teve a revanche contra Faber, batido por decisão unânime dos juízes.

Dominick Cruz só perdeu o título do UFC devido aos três anos inatividade por causa das lesões, sendo sucedido por Renan Barão. Ele teve breve retorno em setembro de 2014, com vitória fulminante sobre o japonês Takeya Mizugaki, mas, em seguida, rompeu ligamento do joelho direito – anteriormente, havia sofrido duas contusões idênticas no outro joelho. O retorno triunfal ocorreu apenas neste ano, diante de TJ Dillashaw, ex-parceiro de Urijah Faber na equipe Team Alpha Male.

Irônico, Cruz prometeu dar a última chance de título a Faber, derrotado em três disputas por cinturão no UFC – duas vezes por Barão e outra pelo velho rival. “Eu acho que será outro presente para Faber. Ele recebeu title shots de presente a carreira inteira, mas não importa. Sou tudo o que restou para ele. Talvez, eu deva lhe dar mais essa oportunidade”, disparou.

Tags: ufc dominick cruz urijah faber