MMA

POLÊMICA

Fábio Maldonado admite até doping para luta contra 'lenda' Fedor Emelianenko na Rússia

Ex-UFC, Caipira de Aço considera que terá o maior desafio na carreira

postado em 30/04/2016 09:02

Getty Images
Ex-lutador do UFC, Fábio Maldonado sempre foi conhecido pela sinceridade em suas declarações, além do espírito de luta no octógono. E o ‘Caipira de Aço’, como é chamado o paulista nascido em Sorocaba, causou polêmica no mundo do MMA ao admitir que usará doping para o duelo contra Fedor Emelianenko no Fight Nights, marcado para 18 de junho, em São Petesburgo, na Rússia.

Maldonado terá pela frente o grande desafio na carreira, que sofreu uma baixa considerável desde que ele foi demitido pelo UFC – deixou a organização com cartel de cinco vitórias e seis derrotas. Apostando tudo no duelo contra Fedor Emelianenko para recuperar espaço e prestígio no MMA, o brasileiro disse que utilizará substâncias proibidas na preparação, já que o Fight Nights não exigirá controle de doping, conforme anunciou o promotor do evento, Kamil Gadzhiev, batendo de frente com a politica adotada pelo Ultimate Fighting Championship na luta contra o uso de substâncias proibidas no esporte.

“Sou eu contra ele só. Todo mundo entende dessas coisas (doping). Não vou dar uma de coitadinho aqui, né? Todo mundo entende e sabe do que tomar e não tomar. O que eu posso dizer é que eu não tomo essas coisas, mas, por exemplo, quando eu estava na minha reta final do UFC e tinha exame surpresa, eu fazia o uso de DHEA, porque o médico disse que para homem depois dos 32 anos isso ajuda a pele, os hormônios… Enfim, mas isso nem bomba era. Eu não estou tomando ainda, mas acredito que semana que vem eu vou começar a usar”, afirmou o lutador, em entrevista ao site Ag Fight.

A substância citada por Maldonado é conhecida como ‘hormônio de antienvelhecimento’ e é a mesma utilizada por Lyoto Machida antes de um exame antidoping e que resultou no afastamento do Dragão do card do UFC on Fox 19, em Tampa, na Flórida, em 16 deste mês. O DHEA entrou para a lista de doping da Agência Antidoping dos EUA, a USADA, que faz o controle dos atletas do Ultimate, em janeiro deste ano.

Fábio Maldonado foi demitido do UFC depois da derrota para Corey Anderson, por decisão unânime, em novembro do ano passado, em São Paulo. Ele revelou que ficou chateado com a saída da organização, mas passou a considerar algo positivo para o futuro no MMA, depois de ter confirmada a luta contra Fedor na Rússia. Claro, na época eu fiquei triste, mas hoje foi a melhor opção. Deus escreve certo por linhas tortas. Com certeza, é a maior luta da minha carreira, não tenho dúvida, por esse lado foi bom (deixar o UFC)”, enfatizou.

Tags: doping luta lenda rússia fábio maldonado fedor emelianenko caipira de aço Ex-UFC fight nights são petesburgo