MMA

UFC

BJ Penn leva gancho de seis meses após admitir uso de soro intravenoso acima do permitido

Havaiano teve pena branda e sugere retorno no UFC em Nova York contra GSP

postado em 27/06/2016 20:52

Getty Images
BJ Penn retornaria ao octógono no UFC 199, em 4 de junho, diante de Cole Miller, abandonando a aposentadoria. Mas o havaiano admitiu o uso de soro intravenoso em quantidade acima do permitido, que é de 50ml, ao ser submetido a exame antidoping surpresa realizado dias antes da luta. Nesta segunda-feira, a USADA, parceira do Ultimate no programa antidoping, anunciou a suspensão de seis meses do lutador.

Como a punição começa a contar a partir do dia do exame antidoping, BJ Penn só estará liberado para voltar a lutar em 25 de setembro. Como o lutador colaborou com a investigação do caso e demonstrou transparência, recebeu uma pena branda, já que, normalmente, a suspensão para o uso de soro intravenoso varia entre 12 e 24 meses.

Integrante do Hall da Fama do UFC, ex-campeão nas divisões peso leve e meio-médios, BJ Penn é um dos lutadores mais carismáticos da história do MMA. Primeiro atleta não nascido no Brasil a conquistar o Mundial de Jiu-Jitsu, o havaiano interrompera aposentadoria em 2012, mas decidiu voltar ao octógono e foi batido por Rory MacDonald (decisão unânime). Na última luta, em julho de 2014, perdeu para Frankie Edgar por nocaute técnico.

GSP

Antes de receber a suspensão, BJ Penn esperava um retorno na estreia do UFC no Madison Square Garden, em Nova York, no dia 12 de novembro. E sugeriu um adversário que conhece muito bem: Georges St. Pierre. Os dois se enfrentaram em duas ocasiões na organização, em 2006 e 2009, e em ambas o canadense levou a melhor, por decisão dividida e nocaute técnico por interrupção do córner, respectivamente.

Tags: ufc doping suspensão usada havaiano BJ Penn soro intravenoso seis meses