MMA

POLÊMICA

Novo recurso de Maldonado é acatado por comissão, e vitória de Fedor pode ser anulada

Batido por pontos contra o russo, brasileiro recorre para nova avaliação da luta

postado em 01/07/2016 20:08 / atualizado em 01/07/2016 22:29

Reprodução
Fábio Maldonado conseguiu uma vitória fora do cage, que poderá mudar o resultado da última luta do brasileiro. Derrotado por Fedor Emelianenko por decisão majoritária, em duelo pelo Eurasia Fight Nights 50, no mês passado, em São Petesburgo, o brasileiro entrou com dois recurso para que o triunfo da ‘lenda’ fosse revisto. Depois de ter o primeiro pedido negado pela União Russa de MMA, que coordena os eventos de MMA na Rússia, uma segunda apelação foi acatada pela World MMA Association.

A World MMA Association anunciou nesta sexta-feira a criação de um grupo de árbitros de vários países, que serão os responsáveis pela nova análise da luta entre Fedor e Maldonado. A principal reclamação do brasileiro foi no primeiro round, quando ele mandou o russo ao chão em knockdown e quase nocauteou o adversário. Os juízes, no entanto, não marcaram 10-8 para o Caipira de Aço, o que poderia alterar o resultado do duelo.

Fedor foi declarado vencedor por decisão majoritária – dois juízes apontaram vitória do russo por 29 a 28, enquanto outro optou pelo empate – 28 a 28. O brasileiro entrara com um primeiro recurso, que não fora acatado por Radmir Gabdullin, dirigente da União Russa de MMA, amigo e companheiro de treinos de Emelianenko. Entretanto, a World MMA Association aceitou o segundo pedido do paulista e decidiu suspender Gabdullin de forma provisória. 

A vitória de Fedor Emelianenko provocou protestos nas redes sociais, já que muitos viram que o brasileiro foi bem melhor no primeiro round e deveria ter vencido por 10 a 8 na contagem dos pontos, o que não aconteceu no caso de dois dos três juízes laterais. A World MMA Association ainda não anunciou quando será divulgado o resultado da nova avaliação da luta.

Tags: russo resultado Fábio Maldonado caipira de aço fedor emelianenko decisão majoritária eurasia fight nights 50