MMA

UFC

Anderson Silva minimiza pouco tempo de preparação para luta e aposta na experiência

Spider encara Derek Brunson em Nova York e mostra respeito com rival

postado em 19/01/2017 06:36 / atualizado em 18/01/2017 23:36

Getty Images
Aos 41 anos, a principal arma de Anderson Silva para enfrentar Derek Brunson no UFC 208, em 11 de fevereiro, em Nova York, não poderia ser outra: a vasta experiência no octógono. O Spider minimizou o pouco tempo de preparação e, mesmo com um camp reduzido, confia no trabalho de seus treinadores para uma boa exibição e, consequentemente, a quebra do incômodo jejum de vitórias na organização.

Sem vencer há cinco lutas no UFC, Anderson Silva preferiu fazer o camp de treinamento no Brasil, ao contrário das últimas apresentações, quando se preparou em sua academia em Los Angeles. “Eu estava em Curitiba, depois do Natal e Ano Novo eu vim para cá rever os amigos, de repente pintou essa luta. Como sempre aqui foi meu QG de treinamento, divido meus treinos aqui (X-Gym) e na Team Nogueira, conversei com meus técnicos e decidimos que a preparação seria toda aqui”, explicou o Spider, em entrevista ao SporTV.

“Quando você tem bastante experiência e lastro de treino, você não precisa fazer um treinamento tão longo. Essa é a vantagem que alguns atletas têm. No meu caso, tenho essa vantagem, então é só ativar o lastro, que o resto vem”, emendou o ex-campeão peso médio, que está há cinco lutas sem vencer – foram quatro derrotas (duas para Chris Weidman) e um No Contest (sem resultado). Algo inédito na carreira de 20 anos do astro do MMA e do UFC.

Diante de um oponente oito anos mais jovem, o Spider projeta um duelo mais cadenciado, focado em um jogo de paciência. E demonstrou respeito com Brunson, que já deu declarações de que o brasileiro poderá pagar caro se repetir o conhecido estilo de provocar os rivais com brincadeiras e muita ginga no octógono. “Ele é muito jovem e isso ajuda. Mas a gente não costuma ver os pontos fortes dos oponentes, e sim os pontos fracos. Agora, é um atleta que a gente tem que ter muita cautela, porque ele tem muita variável. É eclético e tem um wrestling muito bom”, avaliou.

“Estamos treinando muito no chão e trabalhando no que tenho de melhor. Andar, movimentar, levar com a experiência, paciência, tempo e focar na nossa especialidade, que é a luta em pé. Isso vai ajudar a encontrar um espaço para que consiga imprimir nosso jogo. É uma luta muito interessante para testar tudo o que a gente treinou e fez durante todos esses anos. Ele é um atleta eclético e não para o tempo todo”, comentou o ex-campeão, que venceu pela última vez diante de Stephan Bonnar, por nocaute técnico, em outubro de 2012, no Rio de Janeiro.

UFC 208

11 de fevereiro
Barcklays Center, Brooklyn-EUA


Card
Holly Holm x Germaine de Randamie – pelo cinturão do peso pena feminino
Anderson Silva x Derek Brunson
Derrick Lewis x Travis Browne
Ronaldo Jacaré x Tim Boetsch
Glover Teixeira x Jared Cannonier
Dustin Poirier x Jim Miller
Ian McCall x Neil Seery
Wilson Reis x Yuta Sasaki
Luis Henrique KLB x Marcin Tybura
Roan Jucão x Ryan LaFlare
Nik Lentz x Islam Makhachev
Randy Brown x George Sullivan
Gilbert Durinho x Paul Felder
Phillipe Nover x Rick Glenn

Tags: experiência spider nova york derek brunson UFC 208 anderson silva