MMA

UFC

Retirado da luta contra Spider no UFC Rio, Gastelum admite uso de maconha

Americano foi flagrado no doping e faz confissão para ter pena mais branda

postado em 29/04/2017 18:36

Getty Images
Retirado do card do UFC 212, no Rio de Janeiro, onde enfrentaria Anderson Silva no coevento principal, depois de ser flagrado em exame antidoping, Kelvin Gastelum revelou a substância com a qual foi pego no teste. Em carta enviada ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva do MMA (STJDMMA), o norte-americano revelou o uso de THC, metabólito da maconha.

A confissão de Gastelum é uma forma de o lutador amenizar a punição, que geralmente chega a seis meses, em caso de uso de maconha. Dessa forma, como admitiu que consumiu o THC antes do exame antidoping, o norte-americano poderia ser penalizado com três meses de suspensão. Se isso acontecer, ele poderia retornar em julho. E o duelo contra Anderson Silva seria uma opção.

O STJDMMA vai se manifestar sobre a punição na próxima terça-feira. A entidade trabalha em conjunto com a USADA, parceira do UFC na aplicação dos exames. No caso de um atleta que lutaria em um evento no Brasil, o tribunal e o órgão de controle antidoping definirão o tempo da suspensão de Gastelum.

Kelvin Gastelum, 25 anos, vem de três vitórias consecutivas no UFC, a última diante de Vitor Belfort, por nocaute, em Fortaleza, em março passado. Depois de bater o Fenômeno, o norte-americano pediu para enfrentar Anderson Silva e foi atendido pela organização. O duelo foi marcado para o evento no Rio de Janeiro, mas Gastelum foi flagrado no exame antidoping e retirado do card. O Spider continua sem saber quem será o futuro oponente.

Tags: Anderson Silva Rio de Janeiro UFC 212 Kelvin Gastelum stjdmma spider antidoping maconha ufc