COLUNA DO JAECI

O freguês sucumbiu novamente

'Agora é convocar a China Azul, apenas os torcedores do bem, para apoiar o time, independentemente de ele estar jogando bem ou não'

postado em 23/05/2015 08:00 / atualizado em 22/05/2015 20:19

Anibal Greco/Light Press/Cruzeiro

Aproveito o entusiasmo da torcida azul para falar da grande vitória do Cruzeiro sobre antigo freguês, o River Plate, em pleno Monumental de Núñez. E posso enaltecer o time celeste, que, se não foi brilhante, conseguiu resultado dos mais importantes. Quarta-feira, no Mineirão, terá a vantagem do empate para chegar às semifinais. Assisti ao jogo na casa do vizinho cruzeirense Salvador, empresário do ramo de roupas, com Ricardo Pichon, Benito Porcaro e outros torcedores roxos. É verdade que a equipe sofreu alguns contra-ataques, mas, quando se tem Fábio, o goleiro mais injustiçado da Seleção Brasileira, a tranquilidade cresce. Bruno Rodrigo, ótimo zagueiro, impõe respeito e já consertou as coisas no setor. Curiosamente, Henrique, um dos mais regulares, não esteve bem. Errou muitos passes e quase complicou para os companheiros. Mas tem crédito, pois é um volante que quase não aparece e joga para a equipe. Willians ajeitou o setor e deu mais segurança à zaga.

De Arrascaeta sentiu o peso do Monumental de Núñez e do adversário, mas ainda é jovem e tem talento para se firmar. Gabriel Xavier (foto), que venho pedindo como titular há algum tempo, em duas jogadas decidiu a partida e fez muito mais do que o uruguaio. Eu o escalaria ao lado de De Arrascaeta, acho que um completa o outro. O Cruzeiro não deve ter postura defensiva por ter a vantagem do empate. O River é fraco, mas é argentino, e as equipes do país hermanas sabem jogar como ninguém fora de casa. Lembram-se do Estudiantes, que conquistou a Libertadores de 2009 em pleno Mineirão? O time azul ainda não fez uma partida convincente. Venceu São Paulo e River dando para o gasto. Mas, como não há equipe referência na América do Sul, a conquista da taça está em aberto. Pelo menos na quinta-feira gostei da postura celeste. Os comandados de Marcelo Oliveira não entraram com medo, apenas se defendendo, e acabaram premiados com a vitória.

Quarta-feira, com 60 mil vozes cantando “dizem que somos loucos da cabeça, amamos o Cruzeiro, é o que interessa”, acho difícil os argentinos triunfarem. Salvador, Pitchon e Benito questionam o Internacional, que pode ser o adversário na semifinal caso passe pelo Santa Fe. Realmente, os gaúchos fizeram dois belos jogos contra o Atlético, mas também não são nenhuma maravilha. Bem treinados, têm padrão de jogo e muita qualidade. Se ele não passar, aí o Cruzeiro pode pensar no Racing ou no Guarani. Isso, claro, se ele se garantir na semifinal. E há um detalhe a ser levado em conta: caso o Tigres chegue à final e o Cruzeiro também, a equipe mineira já estaria garantida no Mundial de Clubes, pois os mexicanos não podem disputá-lo representando a América do Sul. Seria fantástico para a China Azul. A última participação celeste na disputa desse título foi em 1997, em apenas uma partida, na qual perdeu do Borussia Dortmund por 2 a 0. Coincidência ou não, o Mundial este ano volta a ser no Japão, como há 18 anos.

Sonhar não custa nada. Os amigos que tão bem me receberam lembraram que em 1997, com Paulo Autuori, o Cruzeiro foi campeão com seis derrotas e futebol ruim como o atual. Como a competição é mata-mata, tudo pode acontecer, porque essa fórmula não premia necessariamente o melhor. Em fases eliminatórias, numa noite infeliz, o trabalho cai por terra. Espero que o Cruzeiro se encaixe ainda mais e faça um grande jogo, habilitando-se como favorito à conquista do tri. É claro que deve escalar time reserva amanhã pelo Brasileiro, pois a concentração precisa estar apenas na competição continental. Agora é convocar a China Azul, apenas os torcedores do bem, para apoiar o time, independentemente de ele estar jogando bem ou não. Houve uma melhora, nada monumental, mas ver a equipe azul detonar antigo freguês, justamente na casa dele, não tem preço. Acredito que, com Gabriel Xavier e De Arrascaeta juntos, a vitória virá também no Mineirão. E aí que venha o adversário da semifinal. Prefiro que não seja o Inter. E você, leitor?

Tags: coluna jaeci libertadores seriea cruzeiroec