BOMBA DO JAECI

Desculpa que não cola

Continuo a achar que o Atlético tem um grande time e um grupo muito forte. Tenho visto o técnico atual dizer que reforços são necessários. Discordo veementemente

postado em 29/05/2016 12:00

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Recebo e-mail do leitor Eduardo Guimarães, concordando comigo de que o técnico Diego Aguirre, incompreendido pela torcida, era o menos culpado. Segundo ele, Aguirre herdou um time montado por Levir Culpi, com vários problemas, além das contusões de jogadores importantes. Para o leitor, Victor e Leonardo Silva, que ele frisa têm excelentes serviços prestados ao clube, falharam de forma decisiva nos dois jogos contra o São Paulo e foram responsáveis pela eliminação. Entende que Victor precisa ficar no banco para repensar sua forma de treinar e sair do gol, e que a fase de Leo Silva já passou. Vamos por partes. Sempre defendi e sou fã incondicional de Aguirre, um técnico moderno, diferente desses enganadores do Brasil. Com ele, não me lembro de ter visto o Galo tomar 3 a 0 no lombo, dentro de casa, mesmo quando não pôde contar com vários titulares.

Concordo que Victor falhou nos dois gols do São Paulo, principalmente no Horto, quando saiu pessimamente do gol. Ele foi até título da minha coluna, mas a imprensa local não tocou no assunto. E Leo Silva eu acho que ainda tem espaço no time. Talvez como líbero, mas não jogando da forma atual, pois no mano a mano não tem mais pernas para acompanhar os atacantes, além de ter falhado nas bolas aéreas, em que é espetacular quando vai ao ataque. Mas, como zagueiro, sua primeira obrigação é defender.

Continuo a achar que o Atlético tem um grande time e um grupo muito forte. Tenho visto o técnico atual dizer que reforços são necessários. Discordo veementemente. Quem precisa de reforços é o Flamengo, o Cruzeiro, e outras equipes. O presidente Daniel Nepomuceno fez um grupo forte, contratou o que de melhor havia no mercado e entregou ao treinador. Ele não tem culpa se Victor sai mal do gol. Se Leo Silva já não é o zagueiro de outrora. Se Lucas Pratto é o artilheiro que não faz gols. E Aguirre também não tinha culpa. Mas, com ele, o time era equilibrado. É bem verdade que privilegiava a defesa, organizando-a, mas pagou pela má fase de alguns dos atletas contratados. Robinho é um exemplo, ainda não disse a que veio. E não me venham dizer que fez gols no Mineiro, pois essa competição não é referência, justamente pela sua fragilidade técnica. Até eu, com 56 anos, faço gols em times pequenos.

Não vejo essa urgência de contratações. O grupo é grande e forte, e bastará o técnico olhar os jogadores que têm para achar os substitutos dos contundidos ou dos que foram para a Copa América. E cá pra nós, Erazo é um zagueiro absolutamente comum, que passou por Grêmio e Flamengo sem deixar saudades. Cazares tem sido instável, com uma partida ótima e cinco ruins. Dátolo é inconstante e Lucas Pratto não faz gols. Apenas Douglas Santos fará falta, por sua regularidade, mas nada que Lucas Cândido não possa suprir. Portanto, esse negócio de que seis jogadores estão fora é balela. Caberá ao novo técnico treiná-los, dar a eles a condição de fazer o que deles se espera. Ele é cria da casa e torcedor número 1 do clube, portanto, terá toda a tranquilidade para achar os 11 ideais e buscar o objetivo, que é o título brasileiro. Não há desculpa.

Cruzeiro
Independentemente do resultado de ontem, o Cruzeiro precisa de reforços urgentemente, principalmente um zagueiro, um volante e um camisa 10. Posições carentes no mercado, mas o clube tem de se virar. Discordo quando torcedores põem na conta do presidente e da diretoria a péssima fase do time. O Cruzeiro paga a conta dos gastos que fez para ser bicampeão brasileiro. E ao vender seus principais jogadores (vale lembrar que a proposta de chineses e árabes era insuperável, não havia como segurá-los) não conseguiu repor à altura. Gilvan de Pinho Tavares pegou o clube sem dinheiro, sem crédito, e soube montar um time campeoníssimo. O ex-diretor de futebol Alexandre Mattos gastou o que tinha e o que não tinha para ganhar o bi do Brasileiro e a conta chegou agora. Não há segredo no futebol. Quando se contrata 40 jogadores, a conta chega uma hora, e o momento é de enxugar a folha, buscar nas divisões de base os substitutos e, se houver condição, contratar um ou dois jogadores de nível, tipo Rafael Sóbis, para dar o mínimo de consistência à equipe. Xingar a diretoria e quebrar carros de jogadores não resolverá o problema. Neste momento, o apoio da torcida é mais que fundamental.

Tags: atleticomg cruzeiroec