COLUNA DO JAECI

Bate-papo com profissionais que respeito

Cuca precisa desse Brasileirão para acabar de vez com a fama de pé-frio

postado em 28/09/2016 12:00 / atualizado em 28/09/2016 09:28

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Recebi ligação do amigo e competente diretor de futebol Alexandre Mattos, bicampeão brasileiro com o Cruzeiro, atual campeão da Copa do Brasil com o Palmeiras, e prestes a ganhar o terceiro brasileiro, justamente com o Verdão, dizendo que discorda de mim quando digo que o Palmeiras foi ajudado pela arbitragem contra Flamengo e Coritiba. Diz que tem trabalhado duro e sério, para manter sua qualidade de dirigente campeão. Sei disso, meu caro Alexandre, e o reputo como o melhor diretor de futebol da atualidade. Você venceu graças aos seus méritos, à chance que o Cruzeiro lhe deu e à sua competência e honestidade. Porém, acredito que o árbitro prejudicou o Flamengo na expulsão de Márcio Araújo, além de o rubro-negro ter massacrado e merecido a vitória. Contra o Coritiba, vi falta no goleiro no primeiro gol e um árbitro amador e fraco para apitar jogo de tamanha grandeza. Nada, porém, que denigra o belíssimo trabalho de Cuca, a quem reputo hoje como o melhor técnico do Brasil, que merece o Brasileiro há tempos. Lembram-se de quando Sandro Meira Ricci tirou o título do Cruzeiro em 2011, naquela vergonhosa partida em que deixou de marcar três pênaltis para o Cruzeiro contra o Corinthians, e marcou um inexistente de Gil em Ronaldo? Pois é, naquela partida ele tirou o título de Cuca. Aliás, depois de falar com Mattos, bati rápido papo com Cuca, e o que escrevo aqui relatei a ele. Cuca arma time como poucos, conhece do riscado e sabe mudar uma partida no vestiário. E como técnico de ponta, precisa de títulos, pois são eles que avalizam os trabalhos. Não adianta mexer o doce direitinho e na hora de comê-lo deixar entornar. Cuca precisa desse Brasileirão para acabar de vez com a fama de pé-frio. Como ele disse, depois de ganhar a Libertadores com o Galo, “pé frio é a PQP”. Não nego que, como torcedor do Flamengo, claro que quero ver meu time heptacampeão brasileiro. Mas se não der e o Palmeiras ganhar, vou ficar feliz por Mattos e Cuca. Quem trabalha com seriedade merece a taça. Vale lembrar, porém, que o Galo corre por fora e não pode ainda ser descartado. Mesmo porque, pegará Palmeiras e Flamengo no alçapão do Horto, que Cuca conhece muito bem, pois foi ali que pavimentou o caminho para o maior título de sua carreira. É sempre bom ter essa interlocução com educação e serenidade. Discordar faz bem, desde que haja respeito, educação e critério. Acho que a sequência do Palmeiras é mais tranquila que a do Flamengo, mas se deixarem o rubro-negro chegar, todos já conhecem a história. E se ele estivesse jogando no Maracanã, eu não teria a menor dúvida do título. Conheço a força do meu time naquela casa. O Brasileirão está aberto e só três times têm reais chances de levantar o caneco: Palmeiras, Flamengo e Atlético. A não ser que alguém acredite em mula sem cabeça, não há outra equipe capaz de superar os três ponteiros.

Copa do Brasil
Resta a Cruzeiro e Corinthians, adversários desta noite, avançar na Copa do Brasil e tentar salvar o ano. O Timão ainda tem chance de G-4, ao passo que a equipe azul tem que correr da zona de degola. Ambos cometeram o erro de demitir treinadores e ficarem perdidos no meio do Brasileirão. Essa receita nunca deu e jamais dará certo. Os dirigentes precisam entender que um trabalho, um planejamento, deve ser feito no começo da temporada e mantido até o fim. Trocas de técnicos são benéficas em uma ou duas rodadas. Depois, volta tudo à estaca zero, como ocorreu com o Cruzeiro, que teve Deivid, Paulo Bento e, agora, Mano Menezes. E tudo continua como antes. A equipe flerta com o rebaixamento há muitas rodadas.

O Atlético, que ainda sonha com o Brasileirão, pode também avançar na Copa do Brasil. Teoricamente, foi a equipe mais privilegiada, pois vai pegar o Juventude, da Terceira Divisão do futebol brasileiro. Se vai passar ou não, e outra história, mas que a chance maior é do alvinegro, não tenho a menor dúvida. Galo e Raposa só podem se enfrentar numa possível final, como em 2014. Seria muito bom para o nosso futebol ter os dois finalistas aqui das Gerais. Isso mostraria ao Brasil novamente que o futebol não começa na Radial Oeste, no Maracanã, e não termina na avenida Morumbi, em São Paulo.

Volta do Alterosa no Ataque
Estou de volta, mas não na TV Alterosa. Estou de volta ao Portal UAI, com comentários diários no AA (clique aqui). Basta acessar para ouvir meus comentários, saber as notícias diferenciadas e as informações de cocheira, que só nós temos. Diariamente vocês podem acessar o blog, e os posts estarão também no Youtube.

Tags: atleticomg americamg cruzeiroec jaeci carvalho