COLUNA DO JAECI

Goleada com hat-trick de Fred

"O torcedor atleticano disse sim ao jogo. O do América foi o de sempre"

postado em 20/02/2017 12:00

Ramon Lisboa/EM/D.A Press
Time grande tem que jogar em estádio grande, e o Galo escolheu o Mineirão para o clássico contra o América, mesmo porque o Independência, alugado pelo Atlético, pertence ao Coelho. Nada mais justo. Para o América, um jogo da vida. Em busca do bi do Campeonato Mineiro, queria vencer para chegar ao G-4. Para o alvinegro, apenas um treino de luxo para a Copa Libertadores. Por isso, o torcedor fez questão de prestigiar e observar os avanços da equipe com Roger Machado. O resultado pouco importava. Mas foi uma goleada alvinegra, que, no finalzinho do jogo, em contra-ataques, fez dois gols.

Fred (foto) foi logo mostrando seu cartão de visitas. No primeiro gol, a bola sobrou para ele na área, e ali ele é mortal. No segundo, na etapa final, um perfeito cruzamento de Fábio Santos, e o artilheiro, em bela cabeçada, marcou 2 a 0. Para reconhecer o cruzamento perfeito, fez como se estivesse engraxando a chuteira do lateral, beijando-a em seguida. O América conseguiu diminuir, em boa jogada pela direita – o cruzamento encontrou Hugo Almeida, que apenas empurrou: 2 a 1.

Gostei muito de Otero e Cazares, que criaram situações para os atacantes e mostraram mais entrosamento. Foi bom também ver Robinho voltar e fazer seu primeiro jogo do ano, depois da contusão sofrida quando estava com a Seleção. Maicosuel também entrou. O jogo caiu de produção, mas quem tem Fred tem tudo. Robinho deixou o companheiro na cara do gol, e o artilheiro fez o seu terceiro na partida: 3 a 1.

Quem achou que a partida estava terminada se enganou. Em jogada rápida, Robinho lançou Maicosuel, que tabelou com Fred, recebeu na frente e fuzilou: 4 a 1, fechando a tampa do caixão do América. Como eu disse, para o América era um dos jogos da vida. Para o Galo, apenas um treino para a Libertadores, cuja estreia será em março. O torcedor atleticano disse sim ao jogo. O do América foi o de sempre. Uma pena que um clássico que já foi das “Multidões” hoje receba praticamente uma torcida só. O Galo assumiu a liderança isolada e o América corre sérios riscos de não ir à fase final.

Empate azul


O Cruzeiro já não é 100% no Mineiro. Empatou com a URT por 1 a 1, em Patos de Minas, no sábado. E daí, o que isso vai acrescentar na vida do torcedor azul? Os estaduais são tão importantes que a maioria dos grandes times disputa com reservas, caso do Cruzeiro. A prioridade é a Copa do Brasil, e na quarta-feira o time mineiro recebe o “poderoso” São Francisco. Acho legal a Copa do Brasil privilegiar equipes de vários estados, mas é importante dizer que ela precisa ter o mínimo de coerência e qualificação. Não sei o torcedor celeste, mas eu jamais ouvi falar desse adversário. Não acredito em outro resultado que não seja uma goleada azul, mas o futebol anda nivelado por baixo, e tudo pode acontecer.

Enquanto isso, os clubes brasileiros que vão disputar a fase de grupos da Libertadores, caso do Atlético, estão jogando com suas equipes principais. Precisam dar ritmo de jogo aos atletas, e, no caso de Roger, fazer com que eles entendam sua filosofia de jogo. Voltando ao Cruzeiro, há uma grande expectativa para a estreia de Thiago Neves. Também estou ansioso para vê-lo jogar. Sabe tudo de bola. Resta saber as condições físicas em que se encontra, já quer ficou quatro anos no mundo árabe, e lá não se treina como aqui.

Corda bamba


Antecipei no sábado que Luis Enrique, técnico do Barcelona, estava na corda bamba. Pois um ex-dirigente do clube, amigo meu, me garantiu que a diretoria está de saco cheio pelo fato de ele não fazer o time jogar como deveria, pelos craques que tem. No Espanhol, já são muito os tropeços. Na Liga dos Campeões, só um milagre salva o Barça. Guardiola declarou que seu tempo passou e que não voltará ao time pelo qual ganhou 14 títulos como técnico. O alemão Jürgen Klopp, técnico do Liverpool, é especulado para a próxima temporada.

Carnaval em BH


Muito legal perceber que o carnaval de BH ganhou um peso enorme, com muitos blocos e diversão para os foliões. Achei oportuno o prefeito, Alexandre Kalil, valorizar a festa de Momo, dando segurança à população. Brasil afora temos visto multidões desfilando por ruas e avenidas. Fico a me perguntar: por que esta mesma multidão não vai às ruas pedir o fim da impunidade, da violência, e dos privilégios dos políticos, como o vergonhoso foro privilegiado, que é mesmo uma proteção aos políticos ladrões e corruptos? Ainda tem muita gente para ser presa, inclusive do PSDB. Pau que dá em Chico tem que dar em Francisco. Não importa partido, roubou, tem de ser preso e pagar pelo crime.

Tags: mineiro2017 interiormg nacional seriea cruzeiroec americamg atleticomg