COLUNA DO JAECI

Horário espetacular

O Cruzeiro tem feito bons jogos, e nas duas vezes em que foi testado por uma equipe grande como ele, se deu bem

postado em 09/04/2017 10:00

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

O Cruzeiro recebe o Democrata-GV no Mineirão hoje, às 11h. Amo esse horário, em que mulheres, vovôs, vovós, crianças e portadores de necessidades especiais podem ir com segurança ao estádio, assistir aos jogos e voltar para casa a tempo de almoçar com suas famílias. Deu tão certo que a CBF já anunciou a tabela do Brasileirão com jogos às 11h. Foi, sem dúvida, um dos grandes acertos da entidade. Nesse horário, os bandidos têm medo de agir e, dessa forma, o torcedor vai e volta em total segurança. Se bem que aqui no Brasil as pessoas de bem estão atrás das grades e os delinquentes soltos, baseados em leis arcaicas. Mas o que importa hoje é o futebol, e garanto que mesmo sendo jogo pelo Campeonato Mineiro, que tem pequeno apelo, o Mineirão vai receber bom público.

O Cruzeiro tem feito bons jogos, e nas duas vezes em que foi testado por uma equipe grande como ele, se deu bem. Venceu o Galo duas vezes, embora tenha sido econômico nos gols. Já disse que é só pegar o retrospecto dos times treinados por Mano Menezes e verão que goleadas são raríssimas. Porém, ele sabe montar bons times e tem dado um bom padrão de jogo. Tenho gostado do Cruzeiro, Thiago Neves começa a fazer a diferença. Ainda carente de melhor forma física, mas chegou para mostrar ao torcedor azul que o problema da falta de um camisa 10 acabou. Com ele, o futebol de De Arrascaeta cresce muito. Sobis também está voando. Está provado que tanto Alisson quanto Élber são bons reservas, para compor grupo. Quando começam jogando são um desastre.

A partida de hoje nada vale em termos de classificação, e o Cruzeiro deve entrar com um mistão, já que na quinta-feira, pela Copa do Brasil, terá partida difícil no Morumbi, contra o São Paulo. Agora sim, a competição nacional vai começar a ficar interessante e, quando os clubes que disputam a Libertadores entrarem, nas oitavas de final, teremos os grandes jogos. Acredito que a partida de hoje valha pelo domingo, pelo horário e pelas famílias que estarão no Mineirão. Bom jogo, torcedor.

Obras

A empresa LuArenas, concessionária que tem o diretor-executivo Bruno Basimelli, está ampliando as arquibancadas do Independência, onde o Galo pretende mandar a maioria dos seus jogos nesta temporada, principalmente contra equipes intermediárias. O América, que tem o direito de ser o “dono” do estádio, por um regime de comodato assinado com o governo estadual, protesta e não quer a obra. Alega, inclusive, que não há licença para que a obra, iniciada na semana passada, continue. A LuArenas garante que está tudo em ordem com a documentação. Acho que o Atlético, como time grande, deveria mandar seus jogos no Mineirão, embora eu admita que jogos pouco rentáveis e contra equipes de médio porte poderiam ser no Horto. É sabido que o estádio funciona como um grande caldeirão, onde o Galo é quase imbatível, e que serviu como referência para a conquista da Libertadores de 2013, embora a grande decisão tenha sido no Mineirão. Mas, no Independência, o Galo reverteu placares em jogos históricos. Uma boa conversa entre as partes poderia resolver o imbróglio, pois esta guerra via imprensa não leva a nada. Só diminui nosso futebol e nosso estado. Vale lembrar ao América que ele fatura uma boa grana com os jogos do Galo lá, e com a capacidade ampliada para 30 mil pagantes arrecadará muito mais. Na quinta-feira, o Atlético receberá o Sport Boys, da Bolívia, com casa cheia, para golear e mostrar que não vai figurar na Libertadores e sim brigar pela taça.

Liga dos campeões

Terça e quarta-feira começam as quartas de final da Liga dos Campeões, mais poderoso torneio de clubes do mundo. Teremos clássicos de respeito, como Bayern de Munique x Real Madrid, Juventus x Barcelona, Atlético de Madrid x Leicester, Borussia x Monaco. Depois que as TVs abertas resolveram apostar na competição, mostrando os jogos para o povo brasileiro, os torcedores entenderam a distância abissal que nos separa do futebol do Primeiro Mundo. A grande final deste ano será em 3 de junho, em Cardiff, País de Gales.

Tags: jaeci coluna interiormg americamg atleticomg cruzeiroec