América

SEGUNDA DIVISÃO

Planos ambiciosos na estreia

América estreia na Série B do Brasileiro neste sábado, às 16h20, contra o Vasco

postado em 18/04/2014 08:45

Estado de Minas /

RAMON LISBOA / EM DA PESS
O América estreia na Série B do Brasileiro neste sábado, às 16h20, contra o Vasco, em São Januário, com um único pensamento: vencer. Apesar da tradição do adversário (vice-campeão carioca), os jogadores americanos acreditam que podem voltar do Rio de Janeiro com os três pontos. Treinando forte desde que eliminou o Santos-AP, pela primeira fase da Copa do Brasil, no dia 2 (goleada por 3 a 0, em Macapá), o Coelho terá força máxima contra os cariocas. A intenção é aproveitar o período antes da paralisação da competição, quando as equipes ainda estão em fase de ajustes, para garantir uma boa posição na classificação.

O jogo será fechado para a torcida, já que o clube carioca cumpre punição por causa dos incidentes envolvendo seus torcedores na Arena Joinville – eles entraram em confronto com os do Atlético-PR –, na última rodada do Brasileiro do ano passado. Na ocasião, os comandados de Adílson Batista foram goleados por 5 a 1 e acabaram rebaixados. Para os jogadores do América, a falta de torcida não diminui a dificuldade da partida. “A gente vai pegar uma pedreira logo de cara, a sensação do campeonato. Será um jogo duro, mas temos que começar forte”, destacou o volante Leandro Guerreiro.

Pregando respeito ao adversário, o goleiro Matheus prevê um jogo bem disputado, porém acredita na vitória: “No Vasco há jogadores de muita qualidade, mas temos condições de ir lá e vencer”.

Para ganhar do Vasco, o América vai apostar na forte marcação e nos contra-ataques. Para o atacante Obina, que conhece bem o adversário por já ter atuado pelo Flamengo, essa será a tática ideal para obter êxito no Rio. “O Moacir tem nos orientado a marcar forte, cada um na sua função. São duas grandes equipes, mas o América tem que entrar em busca da vitória sempre, e nada melhor do que já vencer na primeira partida, contra um grande time”, frisou.

TIME O América deverá entrar em campo com a equipe que vem sendo escalada como titular durante a intertemporada. Com três volantes – Leandro Guerreiro, Andrei Girotto e Pablo –, o técnico Moacir Júnior espera neutralizar o meio campo cruz-maltino, que centraliza a armação em Douglas, principal jogador da equipe.

A partida vai marcar a estreia do novo uniforme americano, apresentado oficialmente na última quarta-feira, no CT Lanna Drumond. O Coelho deve ter a seguinte formação: Matheus; Elsinho, Vitor Hugo, André e Gilson; Leandro Guerreiro, Andrei Girotto, Pablo e Tchô; Diney e Obina.

Liminares até na véspera

A bola começa a rolar hoje, pela Série B do Campeonato Brasileiro, com quatro partidas, sendo três às 19h30 – Vila Nova-GO x Luverdense, Sampaio Corrêa x Paraná e Joinville x Portuguesa – e uma às 21h50: Ponte Preta x Icasa. A primeira rodada será marcada, no entanto, pelas disputas judiciais entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e duas equipes: a Lusa e o Icasa.

Respaldada por liminar conseguida por um torcedor, a Portuguesa pediu ontem à CBF o adiamento da partida em Santa Catarina. Mesmo assim, o time viajou para Joinville. A Lusa foi rebaixada por causa da escalação de Héverton diante do Grêmio, na Série A do ano passado. Punida com a perda de quatro pontos em julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, acabou salvando o Fluminense da queda para a Segunda Divisão.

Já a equipe cearense requereu na Justiça seu acesso para a Série A no lugar do Figueirense, por causa da escalação irregular do jogador Luan na equipe catarinense, na Segunda Divisão do ano passado. Até conseguiu uma liminar, mas a CBF contra-atacou e ontem também obteve uma liminar, mantendo o time de Juazeiro do Norte na Série B. A diretoria do Icasa ameaça pedir indenização de R$ 33 milhões por ter cerceado o direito de disputar a elite.

BOA Seis partidas fecham a primeira rodada da Série B amanhã e além da estreia do América, outro representante mineiro entrará em campo: o Boa, que recebe o Atlético-GO em Varginha. O Santa Cruz pega o ABC-RN no Recife, o Náutico vai ao interior paulista enfrentar o Bragantino, o América-RN joga contra o Avaí diante da torcida e Ceará e Oeste se enfrentam na capital cearense.