América

AMÉRICA

Givanildo Oliveira diz que vai manter base do Campeonato Mineiro para a disputa da Série B

Técnico descarta mudança radical independentemente de campanha no Estadual

postado em 28/03/2015 07:45 / atualizado em 28/03/2015 08:49

Carlos Cruz/América FC
O começo do América no Campeonato Mineiro foi promissor. Três triunfos nos quatro primeiros jogos e o indício de que poderia até brigar pela liderança na primeira fase. Contudo, uma sequência de empates sem gols e a derrota para o Cruzeiro prejudicou a campanha da equipe, que agora terá um confronto direto com o Tombense. Os dois times somam 16 pontos, mas o Gavião-carcará leva vantagem no número de vitórias: 5 a 4.

Justamente por conta do critério de desempate, o Tombense sela sua vaga se vencer por qualquer placar em Tombos, no domingo. E o Coelho? Está preparado para uma possível derrota? O técnico Givanildo Oliveira dá a resposta. “A pergunta é oportuna. E eu só posso dizer uma cosia: por mim não muda nada”, diz o técnico, que cita exemplos de sucesso em mais de três décadas na profissão.

“Que Deus nos livre, pois esperamos sair com a vitória. Mas não é por aí. A imprensa pediu, a torcida pediu, o clube decidiu. Não é que eu aceitei, mas há exemplos. Já montei um time do Sport, em 1994, que fez uma excelente campanha no Brasileiro e ganhou de cinco do São Paulo de Telê, de cinco do Botafogo em Niterói, três a um no Corinthians no Pacaembu, com a metade dos jogadores da base. Aqui, em 1997, também foi assim. Colocamos Somália, Irênio, Fabrício, Evanílson, um monte... fizeram por merecer. O Renato, o Sávio e o Rubens estão de titulares porque estão merecendo”, acrescenta Givanildo Oliveira.

O time do Sport citado por Givanildo Oliveira terminou o Campeonato Brasileiro de 1994 na 11ª posição, enquanto o América, em 1997, conquistou o título da Série B.

Sobre o momento atual da equipe, em sua maioria formada por atletas revelados no próprio CT Lanna Drumond, Givanildo garante que não haverá mudanças drásticas mesmo diante de uma possível eliminação na primeira fase do Estadual. Para o treinador, o trabalho feito por jovens como Renato Silva, Rubens e Bruno Sávio é positivo.

“Se aproveita a base e ganha, tudo bem. Aí se perde, vem e fala: 'ah, tá errado, tem que contratar'. Vamos contratar sim, mas com o objetivo de fazer um time mais forte e encorpado para a Série B. O que não dá para aceitar é uma mudança radical em caso de eliminação. Isso eu não concordo”, finaliza Givanildo, indicando o desejo de reforçar o grupo sem abrir mão dos que já estão neste Campeonato Mineiro.

Tags: interiormg américa tombense Givanildo Oliveira