América

AMÉRICA

América espera faturar percentual de venda milionária do lateral Danilo ao Real Madrid

Coelho tem direito a parte dos 31,5 milhões de euros como clube formador

postado em 31/03/2015 19:50 / atualizado em 31/03/2015 21:03

Jorge Gontijo/EM/D.A Press

O Porto acertou nesta terça-feira a venda do lateral-direito Danilo ao Real Madrid por 31,5 milhões de euros (R$ 108 milhões). No comunicado divulgado pelo clube espanhol, o brasileiro “se incorporará ao time na próxima temporada (2015/2016) e assinará contrato até junho de 2021”.

Quem ficará de olho na transferência de Danilo é o América, clube que o revelou para o futebol, em 2009. De acordo com o “Mecanismo da Solidariedade da Fifa”, todas as agremiações participantes da formação de um atleta entre os 12 e 23 anos têm direito a um percentual em eventuais negociações.

Procurado pela reportagem do Superesportes, Marco Antônio Batista, integrante do conselho de administração do Coelho, informou que os cálculos relativos à venda de Danilo “ainda não haviam sido fechados”.

Danilo chegou à base do América no decorrer de 2007, quando tinha idade juvenil, e foi vendido ao Santos três anos depois. Portanto, baseado no período citado, ao Coelho caberá um montante de 1,25%, algo em torno de R$ 1,35 milhão. Antes de atuar a equipe da capital, o ala apoiador passou pelo Tupynambás, de Juiz de Fora, que também tem direito ao "Mecanismo da Solidariedade". O Peixe e até mesmo o Porto, que adquiriu o atleta em 2011 por 13 milhões de euros, também entram como clubes formadores.

Promovido ao profissional do Coelho em 2009, Danilo disputou 37 partidas e marcou quatro gols, sendo titular no time que conquistou a Série C do Campeonato Brasileiro sob o comando do técnico Givanildo Oliveira.

Danilo havia chegado ao Porto no início de 2012, mas foi somente na atual temporada que se tornou um dos principais jogadores do elenco, carregando até a braçadeira de capitão em algumas oportunidades. O brasileiro é também um dos atletas que mais atuaram no ano, com 34 jogos disputados e quatro gols marcados.

O sucesso fez com que Danilo se tornasse não só presença constante nas convocações de Dunga para a Seleção Brasileira, como também titular absoluto da posição. O jogador ainda tem no currículo a boa passagem pelo Santos, conquistando a Copa Libertadores de 2011.

Percentuais do “Mecanismo de solidariedade”

O regulamento de transferências da Fifa estabelece que “se um profissional se transfere durante o curso de seu contrato, 5% do montante deve ser deduzido, por seu novo clube, a todos aqueles envolvidos no treinamento e educação do atleta ao longo dos anos situados entre o 12º e 23º aniversários”. Caso o jogador fique menos de um ano no clube formador, o cálculo será proporcional.

- Temporada do 12º aniversário: 0,25% do total da transação
- Temporada do 13º aniversário: 0,25% do total da transação
- Temporada do 14º aniversário: 0,25% do total da transação
- Temporada do 15º aniversário: 0,25% do total da transação
- Temporada do 16º aniversário: 0,5% do total da transação
- Temporada do 17º aniversário: 0,5% do total da transação
- Temporada do 18º aniversário: 0,5% do total da transação
- Temporada do 19º aniversário: 0,5% do total da transação
- Temporada do 20º aniversário: 0,5% do total da transação
- Temporada do 21º aniversário: 0,5% do total da transação
- Temporada do 22º aniversário: 0,5% do total da transação
- Temporada do 23º aniversário: 0,5% do total da transação

Com Agência Estado

Tags: futinternacional espanholfut portuguesfut mercado américa danilo porto Real Madrid