América

CAMPEONATO BRASILEIRO

América vence o Atlético-PR no Horto e deixa a última posição no Campeonato Brasileiro

Coelho chega aos 24 pontos, ultrapassa o Santa Cruz e passa para a 19ª posição

postado em 24/10/2016 21:53 / atualizado em 25/10/2016 00:07

Rodrigo Clemente /EM/D.A Press
O América voltou a vencer e, finalmente, saiu da última posição na tabela do Campeonato Brasileiro depois de 22 rodadas na lanterna. Em jogo de muita marcação e poucas chances claras de gol, coube ao zagueiro Éder Lima anotar o tento do triunfo alviverde, aos 39' da segunda etapa. O Coelho volta ao caminho das vitórias, após quatro derrotas, chega aos 24 pontos e deixa o Santa Cruz na 20ª colocação, com 23. O Atlético-PR permanece com 48 e perde a vaga no G-6 para o Corinthians.

O compromisso da próxima rodada do Campeonato Brasileiro será mais uma vez em casa – onde o América conquistou todas as vitórias na competição. Na segunda-feira, novamente às 20h, o Coelho recebe o São Paulo, no Independência. Será a chance da equipe mineira tentar se aproximar do Figueirense, 18º colocado, com 32 pontos.

Já o Atlético-PR tem outro clube mineiro pela frente na 33ª rodada. O Furacão recebe o Cruzeiro no sábado, às 16h30, na Arena da Baixada, em Curitiba. O técnico da Raposa, Mano Menezes, aproveitou o confronto em Belo Horizonte e compareceu ao estádio para observar de perto o próximo adversário celeste.



O Jogo

A primeira etapa da partida teve poucas emoções. Com menos posse de bola (41% a 59%), o América até surpreendeu e chegou a finalizar mais (5 a 2). Mas o primeiro tempo não teve muitas chances claras de gol. As melhores oportunidades foram em chutes de fora da área. Ernandes tentou pelo Coelho e Weverton espalmou, aos 10'. Pelo Furacão, aos 16', Léo tabelou com André Lima e bateu alto. João Ricardo defendeu sem dar rebote.

Com a estratégia de esperar pelo adversário, o Coelho acabou cedendo terreno e foi pressionado em seu campo até o meio da primeira etapa. O América tentava muitas vezes – sem efetividade – a ligação direta com chutes dos zagueiros. Danilo, pela esquerda, e Matheusinho, pela direita, tentavam dar fluidez e uma saída rápida para contra-ataques. Do lado rubro-negro, pouca criatividade para quem busca a classificação para a Libertadores.

No segundo tempo, a marcação seguiu forte e as chances não aumentaram. Apesar disso, as duas equipes se esforçaram para encontrar espaços para criar. Com dificuldades pelo meio, restava os cruzamentos, tentados à exaustão – 21 pelo América (17 errados) e 18 pelo Atlético-PR (15 errados). Tanto Enderson Moreira quanto Paulo Autuori apelaram para as substituições na tentativa de mudar a partida e abrir o placar.

O América criou suas melhores chances aos 34', após Michael entrar no lugar de Nixon. Com presença de área e porte físico, o centroavante conseguiu se colocar entre os zagueiros, mas faltou ritmo de jogo. Em cruzamento baixo, a bola bateu nas pernas e escapou. Na sequência, livre pelo alto, a cabeçada saiu por cima.

O Coelho cresceu no final da partida e encontrou seu gol em uma bobeada da zaga atleticana. Aos 39', Danilo bateu mal um escanteio. A bola saiu rasteira, sem força, e em uma furada da defesa rubro-negra, sobrou para Éder Lima. O zagueiro alviverde dominou em bateu rasteiro abrir o placar. 1 a 0 América. Nos minutos finais, o Furacão tentou o empate na base da vontade e criou ainda mais espaços para a equipe mineira, que segurou o resultado até o último apito do árbitro.



AMÉRICA 1 x 0 ATLÉTICO-PR

AMÉRICA
João Ricardo; Jonas, Éder Lima, Messias (Makton) e Danilo Barcelos; Leandro Guerreiro, Juninho, Ernandes, Tony e Matheusinho (Renato Bruno); Nixon (Michael)
Técnico: Enderson Moreira

ATLÉTICO-PR
Weverton; Léo, Thiago Heleno, Wanderson e Renan Lodi (Nicolas); Otávio, Hernani, Matheus Rossetto (Nikão) e Lucho González; Lucas Fernandes (Giovanny) e André Lima
Técnico: Paulo Autuori

Gols: Éder Lima, aos 39' do 2ºT
Motivo: 32ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 24 de outubro de 2016, segunda-feira

Público: 1.315
Renda: R$ 7.450,00

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa/SP)
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (Asp-Fifa/SP) e Vinícius Gonçalves Dias Araújo (CBF/SP)

Tags: américa coelho atleticopr seriea brasileiro