Atlético

TARDELLI

Para entrar na galeria dos 100

Se balançar a rede do Lanús quarta, no Mineirão, Diego Tardelli encurtará o caminho do Atlético rumo ao título da Recopa e marcará seu nome na lista dos artilheiros centenários do clube

postado em 22/07/2014 08:36 / atualizado em 22/07/2014 08:44

Roger Dias /Estado de Minas

Bruno Cantini / Atlético
O Atlético viverá nesta quarta mais uma decisão em sua história e pode obter o título da Recopa Sul-Americana diante do Lanús, às 22h, no Mineirão. Para o atacante Diego Tardelli, um dos ídolos recentes do alvinegro, o dia pode ser ainda mais especial. Caso repita o desempenho do primeiro jogo, na Argentina – quando fez o gol da vitória do Galo por 1 a 0 –, e volte a balançar as redes, ele marcará seu 100º gol pela equipe. Assim, escreveria seu nome na galeria do clube individualmente e premiaria a torcida com mais uma conquista internacional.

Em 11 anos de carreira, Tardelli passou por clubes de ponta no país, como São Paulo e Flamengo, mas vive o auge no time mineiro, por quem ganhou a Copa Libertadores do ano passado e duas edições do Campeonato Mineiro (2010 e 2013). Não é por acaso que dos 163 gols como profissional, 99 foram pelo Galo.

Ele se anima com a possibilidade de obter a conquista individual pelo alvinegro: “Seria histórico obter essa marca, o que me deixa motivado, além de ser a grande final. Às vezes, tento esquecer um pouco disso, porque atrapalha na preparação, devido à ansiedade e à expectativa. O gol virá naturalmente. Primeiramente é pensar no título, uma conquista que o Atlético não tem. O time fez um bom primeiro jogo e sabemos de nossa responsabilidade. Está na nossas mãos”.

Tardelli foi um dos destaques dos três amistosos que o Atlético fez na China durante a pausa para a Copa do Mundo, ao marcar quatro vezes. Criticado no início da temporada, por causa da má fase da equipe no Estadual e na Libertadores, o atacante conseguiu melhorar suas atuações sob o comando de Levir Culpi, que tem dado mais liberdade a ele no esquema tático. Antes considerado um ponta, o camisa 9 tem aparecido bem nas investidas pelo meio-campo, especialmente nos treinos, fazendo função de um autêntico armador, como Ronaldinho Gaúcho.

“Tivemos uma boa preparação na China e consegui fazer gols. No Brasileiro, contra Criciúma e Fluminense, o desempenho também foi bom. Nosso grupo sempre foi bom. Passamos por momentos ruins no primeiro semestre, mas agora estamos fortes novamente e, se tudo der certo, vamos obter essa conquista”, afirma o jogador, que levou um pisão no pé direito na atividade de ontem e foi atendido pelo médico Otaviano de Oliveira, mas não preocupa. O pai de Tardelli, João Tadeu Martins, assistiu ao treino.

Depois de ficar fora da Copa, mesmo com o seu nome sendo defendido por diversos ex-jogadores da Seleção Brasileira, o atacante diz ter esperança de disputar o Mundial de 2018, na Rússia, quando terá 33 anos. Ainda mais porque Dunga, que deve ser confirmado como novo treinador verde-amarelo hoje, foi o primeiro que acreditou no camisa 9 atleticano, ao convocá-lo em 2009 e 2010 – estava na lista de suplentes na Copa da África do Sul.

RONALDINHO GAÚCHO
O Galo terá importantes retornos para tentar a conquista da Recopa. Totalmente recuperado de lesão no tornozelo esquerdo, o capitão Réver formou a dupla de zaga com Leonardo Silva no treino tático. No setor ofensivo, Ronaldinho Gaúcho voltou a formar o quarteto com Maicosuel, Diego Tardelli e Jô. Poupado, o craque não atuou no empate por 1 a 1 com o Bahia, no Independência, pelo Brasileiro.

Réver espera que a raça e a vontade demonstradas na Libertadores do ano passado voltem a ser características marcantes do Atlético diante do Lanús: “Está na hora de incorporarmos esse espírito novamente. Sabemos que dependemos de nós. É um título que todos almejamos. Temos que fazer por merecer, vamos fazer o melhor”.

QUASE 50 MIL GARANTIDOS
Ainda restam ingressos de R$ 200 (setores vermelho e roxo) para a decisão da Recopa amanhã, no Mineirão. Até ontem, foram vendidos 43.395 bilhetes, sem contar os que são destinados aos associados Galo na Veia – que somam cerca de 3 mil. Os postos de venda ficarão abertos hoje na sede de Lourdes (das 10h às 20h) e no Clube Labareda (das 10h às 17h). Pela internet, a Minas Arena também está abrindo venda. Estudantes, menores de 12 anos e maiores de 60 pagam metade.